sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Petrobras vai construir um novo porto em São Luís para a Refinaria



O processamento de 600 mil barris diários de petróleo pela Refinaria Premium I da Petrobras, que será construída no município de Bacabeira (a 60 quilômetros de São Luís), vai necessitar de uma estrutura logística de grande porte. O empreendimento está orçado em US$ 20 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões), o que inclui a construção de sete atracadouros no Complexo Portuário de São Luís (CPSL). Além disso, a Petrobras vai construir um oleoduto ligando o CPSL até Bacabeira, segundo confirmou ontem o gerente da refinaria, Adalberto Santiago Barbalho.

O executivo da Petrobras e o secretário de Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, falaram à imprensa maranhense em coletiva realizada no Hotel Luzeiros, no bairro Ponta d'Areia, antecipando a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, ao Maranhão. O presidente vai dar a largada na obra de terraplenagem da refinaria em Bacabeira.
Cabe ressaltar que, atualmente, o CPSL possui 10 atracadouros de navios, sendo seis no Porto do Itaqui, três no Terminal Marítimo Ponta da Madeira (TMPM), operado pela Vale, e mais um no Porto da Alumar. No ano passado, o CPSL movimentou 120 navios por mês em média. A Petrobras prevê movimentar uma média de 110 navios mensais, cada um com capacidade para transportar 150 mil toneladas de carga, o que significa 16,5 milhões de barris de petróleo por mês.

"O terminal portuário vai operar no recebimento do óleo da Bacia de Campos (litoral Sudeste) e também no embarque de produtos refinados para a exportação. Cerca de 60% da produção da refinaria será de óleo diesel", explicou Barbalho.

Maurício Macedo (Sinc) ressaltou a importância da refinaria da Petrobras como um marco na história do Brasil. Neste sentido, o secretário destacou o potencial logístico do Maranhão. Falou da diversidade de modais de transporte, como ampla malha rodoviária, eficiente sistema ferroviário e de projetos hidroviário em fase de implantação no estado. Para Macedo, há também a abundante reserva fluvial e de energia elétrica, enfim, um conjunto de fatores que favorecem a implantação de grandes empreendimentos como a refinaria da Petrobras.

Mais

O secretário Maurício Macedo (Indústria e Comércio) calcula uma grande expansão do Complexo Portuário de São Luís, pois além do terminal da Petrobras, outros empreendimentos vão necessitar de estrutura logística específica, como a Usina Termelétrica do Itaqui (do grupo MPX), o Grupo Suzano (celulose) e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
Números

10 Atracadouros de navios existem, atualmente, no Complexo Portuário de São Luís, que compreende o Itaqui, o TMPM e Alumar.

7 Novos atracadouros de navios serão construídos em São Luís para Refinaria Premium I, de Bacabeira, de acordo com a Petrobras

60 Quilômetros de oleoduto serão construídos, para levar o óleo bruto até a refinaria e depois transportar o diesel processado até o porto.

Nenhum comentário: