sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lula: ‘Refinaria vai espalhar desenvolvimento para todo o país, a partir do MA’



Marco Aurélio D’Eça

Da Editoria de Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz hoje, em Bacabeira, o lançamento oficial das obras de construção da Refinaria Premium da Petrobras. Acompanhado da governadora Roseana Sarney, Lula dará a primeira acelerada no trator responsável pela terraplenagem do terreno, de mais de 2 mil hectares. A obra, que deve custar cerca de US$ 20 bilhões, vai gerar algo em torno de 130 mil empregos diretos e indiretos. Segundo o gerente da refinaria, Adalberto Barbalho, que está em São Luís desde terça-feira, o empreendimento tem previsão de inauguração para 2013.

“A refinaria é uma nova realidade no Maranhão e vai assumir todo o processo de desenvolvimento da região”, disse o presidente, ontem à noite, ao desembarcar em São Luís. Segundo Lula, é um investimento sem precedentes no Norte e Nordeste. Ao comentar a batalha que teve de enfrentar para viabilizar o projeto, o presidente ressaltou que o importante é trabalhar por todas as regiões do país. “Não poderíamos continuar desenvolvendo as regiões Sul e Sudeste e esquecendo do Norte/Nordeste. Estamos espalhando o desenvolvimento para todo o país, a partir do Maranhão”, afirmou.

Lula segue no início da manhã, de carro, para o município onde será instalada a refinaria, acompanhado de Roseana e dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. A expectativa é que a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra dure cerca de 1 hora e meia.
Na viagem a Bacabeira, o presidente aproveita para inaugurar oficialmente a segunda ponte sobre o Estreito dos Mosquitos. Iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e concluída no governo Lula, a obra nunca foi inaugurada oficialmente.

Para garantir a instalação da refinaria, o governo Roseana Sarney colocou em prática todas as medidas exigidas no contrato com a Petrobras. Todas estas medidas são comandadas pelo Comitê Gestor para a Implantação da Refinaria Premium I. Foi este comitê, inclusive, quem fez a avaliação das propriedades e posses a indenizar e o próprio pagamento das indenizações.

Entre as últimas ações do governo maranhense, foram liberadas anteontem as licenças de instalação e de supressão vegetal na área, que garantiam a vinda do presidente.

Duplicação da BR 135 ficará a cargo do Governo Federal

A partir de agora, segundo o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a responsabilidade é do governo Lula. Caberá ao Governo Federal recuperar e duplicar a BR-135. Também ficará a cargo do governo Lula o Programa de Mobilização da Indústria de Gás Natural.

A qualificação da mão-de-obra será feita pelos dois entes da federação e pela Petrobras. Esta etapa deve começar no mês de março.
Mais
- A área total em que será construída a refinaria, em Bacabeira, é equivalente a 200 campos de futebol
- A Refinaria Premium da Petrobras vai consumir energia suficiente para uma cidade de 100 mil habitantes
- A partir do início da operação da refinaria, o Brasil passará da condição de importador para a de exportador de óleo diesel.
- Para garantir o abastecimento d’água no local da obra, o governo terá que disponibilizar um sistema equivalente ao Italuís, que alimenta parte da capital maranhense.

Lobão: “Projeto mudará o curso da história maranhense”


Brasília – Com o início, hoje, das obras de terraplenagem, a Refinaria Premium que a Petrobras planejou para o Maranhão “torna-se uma realidade irreversível”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que desembarcou ontem em São Luís ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Senado Federal, senador José Sarney, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Para tornar realidade o projeto, Lobão disse ter enfrentado “obstáculos de toda natureza, inclusive a má-vontade de diversos setores políticos e empresariais do Centro-Sul, que não admitem o deslocamento do eixo de desenvolvimento do país para as regiões menos favorecidas, como o Nordeste”.

“Vencemos essa luta, que vai mudar o curso da história do Maranhão”, comemorou o ministro, que destacou “o apoio permanente do presidente Lula e da ministra Dilma”. Lobão não quis identificar os adversários da localização do empreendimento no Maranhão, mas, segundo ele, “são uma gente muito poderosa, que acha que o Brasil é apenas o Sudeste”.

Segundo Lobão, se não fosse ministro, “difícilmente o Maranhão poderia viver esse momento, de tantas esperanças e tanta confiança em seu futuro”. Ele destacou o apoio firme que recebeu da governadora Roseana Sarney, que, à frente do governo, “procurou atender, com toda presteza, a todas as exigências da Petrobras e dos órgãos ligados ao meio ambiente”, e do senador José Sarney, “um defensor intransigente dos interesses do Maranhão”.

O ministro de Minas e Energia destacou que a implantação da refinaria trará oportunidades de serviços nas fases de construção e montagem, contribuindo significativamente com a economia local.

Nenhum comentário: