terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Recuperação dos atracadouros 101 e 102 é iniciada no Itaqui



Após o reinício das obras de construção do berço 100 e retroárea do cais sul (em novembro), agora são os serviços de recuperação dos berços 101 e 102 e construção da retroárea do berço 101 que avançam no Porto do Itaqui. Desde o fim de novembro, foram reiniciados os trabalhos a partir das fundações no berço 102. Primeiro foi demolida parte da plataforma e instalados tubulões, que substituíram os antigos gabiões (blocos de pedra amarrados com malha de aço) de sustentação do berço, construído na década de 1960. No atracadouro 102, a área recuperada será de 46 metros de extensão. Já no 101, serão recuperados 130 metros, uma área que nunca passou por intervenções.

“As obras de recuperação das estruturas dos berços 101 e 102 garantirão o desempenho operacional de movimentação das cargas previstas, fundamentais para o processo de modernização do Porto do Itaqui”, disse o coordenador de obras da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Mario Cesar Carvalho Ribeiro. Segundo informações da diretoria de infra-estrutura da empresa, as obras possibilitarão, estruturalmente, ampliar a profundidade desses berços para 15 metros. Atualmente, os berços recebem navios de médio porte, com calado de até 11 metros.

As obras são executadas pelo Consórcio Odebretch/Andrade Gutierrez, que no momento realizam os serviços de demolição do gabião G-04. “A próxima etapa será a demolição de mais um trecho da plataforma, com escavação, arrasamento de estruturas (nivelamento dos tubulões) e tratamento das ferragens”, informou o engenheiro Pablo Eceiza Nunes, responsável da Emap pelas obras. A recuperação dos berços 101 e 102 faz parte do projeto de expansão e modernização do Porto do Itaqui.

Destaque - Em entrevista recente a uma rádio local, o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, destacou o empenho do governo do Maranhão em preparar o porto para receber os grandes empreendimentos industriais em implantação no estado. “Além de atrair novos empreendimentos e consolidar os já anunciados, o governo estadual está cuidando da infra-estrutura do Estado para dar condições e segurança aos empresários na realização de seus investimentos”, afirmou Macedo. Os berços 101 e 102 têm capacidade para movimentação de carga geral, fertilizantes, minério e também transbordo de combustível, a partir do berço 106.

Concomitantemente, está sendo construído o mais novo berço do Itaqui, o berço 100. Outra obra prevista para breve é a construção do berço 108, na parte norte da área primária, para movimentar, exclusivamente, granéis líquidos. Os investimentos são do Governo Federal, com contrapartida do governo estadual, que já sinalizou ao Itaqui também 300 milhões de reais para obras iniciais de infra-estrutura do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

Visita – Na semana passada, uma comissão de alunos do 8º, 9º e 10º períodos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) visitou a Emap para uma aula prática com enfoque nas obras de reforma e ampliação em andamento no Porto do Itaqui. Recepcionados pelos profissionais da empresa, os universitários tiveram uma manhã de palestras sobre as potencialidades do porto maranhense e os novos investimentos que estão aportando no estado, assim como conheceram os procedimentos de segurança portuária e meio ambiente, antes de seguirem para o canteiro de obras na área dos berços.

“Não é a primeira vez que venho aqui, mas, mesmo assim, a gente sempre se surpreende com a grandiosidade do Itaqui”, relatou o aluno Thiago Coelho, que cursa o último período do curso. No entanto, Thiago não foi o único que se impressionou com as informações sobre os empreendimentos em instalação no Maranhão, especialmente com o quanto o Porto deverá crescer com a vinda da Refinaria Premium, da Petrobras, que demandará a construção de oito novos atracadouros no Itaqui.

Entre as obras em execução, os futuros engenheiros visitaram de perto os serviços de recuperação dos berços 101 e 102. Os alunos também andaram sobre o cais sul (em ampliação) e conheceram a plataforma Iemanjá, estrutura que fará as fundações do berço 100, previsto para entrar em operação em 2011.

O professor Walter Canales, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Uema, acompanhou os alunos na visita, juntamente com a professora Terezinha Coelho. Ele destacou a produtividade das aulas práticas, pois quebram a rotina da sala de aula.

“O conhecimento dos projetos e das obras do Porto, além desse contato direto com os profissionais da engenharia da Emap, é um estímulo aos nossos alunos, que podem vislumbrar oportunidades para o futuro e conhecer mais concretamente o mercado de trabalho”, declarou o professor Canales.

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