terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hospital Geral implementa Programa de Residência



A autorização foi dada pelo MEC e o credenciamento será nesta segunda-feira.

Secom

SÃO LUÍS - O Hospital Geral (Tarquínio Lopes Filho) será a primeira unidade da rede pública estadual a implementar o Programa de Residência Médica. A autorização foi dada pelo Ministério da Educação (MEC) e o credenciamento será oficializado nesta segunda-feira (21), às 16h, no auditório do Hospital, na presença da governadora Roseana Sarney.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, "trata-se de um reconhecimento ao nível de excelência dos serviços oferecidos pela unidade de saúde, que tem sido alvo de investimentos desde que assumimos a Secretaria de Saúde".

O diretor geral do Tarquínio Lopes Filho, Luiz Alfredo Guterres Soares Júnior, explicou que a Secretaria de Estado da Saúde deu início ao processo de credenciamento em julho deste ano e em novembro uma equipe do Ministério da Educação esteve em São Luís vistoriando as instalações do centro de saúde.

Inicialmente serão disponibilizadas sete vagas para Clínica Cirúrgica e outras quatro para Clínica Médica. O Edital de convocação para o processo seletivo já está disponível na página do governo do Maranhão (www.ma.gov.br), com informações sobre os prazos e procedimentos de inscrição.

Hospital Geral selecionará médicos para primeira etapa de residência


O secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, anunciou ontem que o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral) foi credenciado como a primeira unidade da rede pública estadual a implantar o Programa de Residência Médica em Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. A autorização foi solicitada em julho deste ano e teve sua aprovação divulgada em novembro, após avaliação de equipes técnicas do Ministério da Educação (MEC).

Nesta primeira etapa, serão disponibilizadas sete vagas para a clínica cirúrgica e quatro para clínica médica, e a seleção dos candidatos acontece de 28 de deste mês a 12 de janeiro de 2010 por meio do site do Governo do Estado (www.ma.gov.br). A aula inaugural dos selecionados será dia 1° de fevereiro de 2010 e terá a presença da governadora Roseana Sarney.

Além de comemorar o credenciamento com a diretoria do hospital, Ricardo Murad destacou que esse é mais um grande avanço para a saúde do estado, uma vez que deixa os futuros médicos mais próximos do convívio das situações vividas depois de formados. Ele reiterou que trata-se de um reconhecimento ao nível de excelência dos serviços oferecidos pela unidade de saúde, que tem sido alvo de investimentos desde que assumiu a pasta.

O diretor do Hospital Geral, Luiz Alfredo Soares Júnior, destacou que a programação, supervisão e avaliação do programa serão de responsabilidade da comissão de residência médica, seguindo os mesmos critérios propostos pela comissão nacional de residência médica.

Nenhum comentário: