terça-feira, 24 de novembro de 2009

Setor hoteleiro aposta nas festas


Em decorrência das festas de fim de ano, o mês de dezembro representa um dos principais períodos de lucro para hotéis. Os dias de Réveillon são os que apresentam a maior demanda do setor hoteleiro nessa época. Em São Luís, a expectativa é de 90% na taxa de ocupação dos hotéis. De acordo com o São Luís Convention & Visitors Bureau (SLC&VB), entidade que congrega vários estabelecimentos do tipo, na capital maranhense a procura está centrada nos locais com serviços mais baratos. Além disso, a cidade de Barreirinhas tem levado uma boa parte da clientela de virada de ano.

A taxa de ocupação de 90%, segundo a SLC&VB, está na média da cidade para o período do fim de ano. Beatrice Borges, superintendente do órgão, comentou que o período que vai do fim de novembro até o Natal é de pesquisa de preços e pacotes de serviços, e que as confirmações de reservas comumente ocorrem nas proximidades do Natal. É a partir do dia 25 de dezembro que os hotéis começam a preencher as vagas. Em São Luís, segundo estimativa do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhorbs), a rede hoteleira e de pousadas oferece 7.000 leitos.

"Para a semana do Natal, temos uma taxa de ocupação historicamente inferior se comparada à do Réveillon. Isso decorre do fato de a maioria das pessoas preferirem passar o Natal com a família, em suas casas ou na de parentes. Como o Réveillon é um período mais festivo, acabamos tendo uma procura maior de quartos. Já temos hotéis em não há mais vagas, como o Calhau Praia Hotel", afirmou Beatrice Borges.

Uma característica apontada pela superintendente da SLC&VB é de que os hotéis instalados próximos ou à beira das praias costumam atrair maior número de hóspedes. "É uma tradição passar o Réveillon à beira-mar. Por isso os hotéis que ficam nesse cenário acabam fechando suas reservas mais cedo. Há ainda aquelas pessoas que gostam de ver a queima de fogos à beira-mar, reservando quartos com vista para o mar. A partir da ocupação total desses hotéis é que os demais começam a ter a procura aumentada", explicou.

Ainda segundo Beatrice Borges, boa parte dos hóspedes dos hotéis ludovicenses é oriunda da cidade de Belém, no Pará. Esse movimento deve-se à proximidade geográfica das duas capitais, pela facilidade dos vôos diretos, dentre outros fatores.

O SLC&VB avalia ainda que a cidade de Barreirinhas é, atualmente, um grande pólo turístico no Réveillon, mas isso não representa prejuízos à rede hoteleira da capital. "Há algum tempo São Luís perdeu a tradição das grandes festas de Réveillon em hotéis. Muitas pessoas migraram para as praias e agora parte desse público praieiro volta-se para os Lençóis. Entretanto, há um ciclo que garante bons negócios para todo mundo durante o fim do ano", comentou Beatrice Borges.

Mais

Alguns hotéis comemoram de antemão as reservas de até 80% da ocupação total durante o mês de dezembro. Como é o caso do Brisa-Mar Hotel. No Rio Poty, 60% das vagas já estão preenchidas e no Quality Hotel a média é de 38%. Confirmando o que informou o SLC&VB, a maior parte das procuras é para os apartamentos cujos preços das diárias estão em uma faixa intermediárias em comparados às outras opções oferecidas por eles.

Nenhum comentário: