sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ministro de Portos anuncia R$ 300 milhões para o Itaqui


Fortaleza - O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), foi destaque no "IV Seminário de Logística - mostra de tendências de logística do Norte e Nordeste", realizado em Fortaleza (CE), que terminará amanhã. Na abertura, quarta-feira (4), o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP-PR), Pedro Brito, anunciou investimentos no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) da ordem de R$ 300 milhões.


De acordo com o ministro, a meta é equipar o Itaqui, de maneira que o mesmo possa ter capacidade de movimentação para ser o grande corredor de exportação de grãos produzidos no centro-oeste e sudeste do país, com vantagens aos demais portos exportadores como de Paranaguá (PR) e o de Santos (SP).

"O Itaqui tem um grande calado natural. Geograficamente, é um porto que está à frente dos demais portos exportadores brasileiros, em relação às regiões [Europa, EUA] consumidoras de produtos", declarou Brito.

O presidente da Emap, Hermes Ferreira, disse que já estão definidas duas licitações, sendo a primeira voltada para os armazéns e a outra relativa a esteiras e à parte de carregamento. "Tivemos uma reunião muito produtiva. O edital da primeira licitação de 200 galpões deve estar na praça dentro de 60 dias", disse.

"Trata-se de um porto que não pertence apenas ao Maranhão, mas ao Brasil, pela sua importância logística. Já nos reunimos com a direção da Emap, discutimos a necessidade de novos investimentos para equipar o Itaqui e transformá-lo em um grande corredor de exportação de grãos", afirmou Pedro Brito.

O ministro explicou que o porto possui vantagens relevantes em relação a outros importantes portos brasileiros, como o de Paranaguá e o de Santos. "Tem grande profundidade e dragagem natural, própria para receber as embarcações mais modernas no mundo". Ele lembrou que o Itaqui tem destaque no ranking internacional.

Refinaria - Durante o evento, o ministro Pedro Brito frisou que a chegada de novos empreendimentos ao Maranhão, principalmente a Refinaria da Petrobras, que produzirá 600 mil barris/dia, exigirá a ampliação do Itaqui, que precisará de mais oito berços. Para ele, a iniciativa privada tem papel importante dentro desse processo.

"Vamos ter que construir um outro porto só para atender a Petrobras, pois estamos falando da maior refinaria do país. O projeto, para se ter uma idéia, exige oito novos berços. Para tanto, já estamos pensando em licitação ou concessão para a iniciativa privada para as construções, pois isso foge da capacidade de investimento do estado do Maranhão e Governo Federal", concluiu Brito.

Importância - O Porto do Itaqui desenvolve um papel fundamental na economia do Maranhão e do Brasil, sendo o principal indutor de desenvolvimento da região. Por isso, está atraindo grandes empresas como Petrobras, Consórcio Alumar, Bunge Fertilizantes, Iara Brasil, Vale, Granel Química, entre outras.

A Refinaria Preimum I (Petrobras), a ser instalada no município de Bacabeira, a fábrica da Suzano Papel e Celulose (Imperatriz) e a Termoelétrica do Porto do Itaqui (MPX) são exemplo de alguns dos empreendimentos que se encontram em fase de desenvolvimento e contemplam o uso do porto maranhense e suas retroáreas para a movimentação de cargas já a partir de 2012.

Para atender as demandas, de acordo com dados da Emap, estão sendo realizados diversos trabalhos de aprimoramento dos serviços e expansão no Porto do Itaqui. Entre as obras de ampliação e modernização já iniciadas com recursos do PAC, destacam-se a construção do berço 100 e o alargamento do cais sul (R$ 112 milhões); recuperação dos berços 101 e 102 e a construção da retroárea dos berços 100 e 101 (R$ 94 milhões); e dragagem dos berços 100 a 103 para receber navios de grande porte (R$ 34 milhões).

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A primeira etapa do processo de licitação do Tegram, segundo o que ficou acertado entre o ministro Pedro Brito e Hermes Ferreira, presidente da Emap, será direcionada à construção da retroárea com destinação aos armazéns de estocagem. A outra etapa prevê a instalação de esteiras que farão o carregamento dos armazéns. A concorrência pública deve ser aberta em até 30 dias.

A Emap instalou um estande sobre o Porto do Itaqui na tenda de exposições do Seminário de Logística. Recursos audiovisuais, impressos e eletrônicos foram disponibilizados ao público, que envolve técnicos, engenheiros da área portuária, representantes de órgãos públicos e investidores. O objetivo é atrair investimentos ao estado.

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