O secretário municipal de Transportes, José Oliveira Filho (foto), disse ontem que os números divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran sobre a frota de veículos de São Luís estão subdimensionados, ou seja, pelos seus cálculos, circulam pela cidade atualmente cerca de 350 mil carros, 150 mil a mais da quantidade oficial, que seria de 201 mil 702. De acordo com ele, quando houver por parte do Estado maior rigor para que os carros de frotistas, principalmente locadoras, bem como de particulares, emplacados em outros estados ou mesmo cidades do Maranhão, vai-se ter o número real da frota circulante.
Segundo o secretário, em São Paulo, por exemplo, um carro emplacado fora do município tem tolerância máxima de um ano para providenciar a transferência. Pego fora deste prazo, além da multa, o veículo pode ser apreendido, mas em São Luís isto não acontece, até porque o Detran não exercer seu poder de fiscalização. Ele informou que para chegar aos 350 mil veículos se baseou em pesquisas feitas pela Secretaria, em avenidas de maior circulação, onde as anotações indicaram um alto índice de placas de outros lugares. Somam-se a estes ainda as frotas de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que estão frequentemente ocupando as vias da capital.
Ao apresentar esses números, Oliveira Filho alertou para a necessidade de intervenções no trânsito, não apenas com criação de vias, ampliação das demais, sinalização etc, e criação de alternativas de locomoção. Para ele, é preciso que o proprietário do veículo seja mais racional, ou seja, se pode ir a pé de casa para o trabalho ou escola, que deixe o carro na garagem, porém reconhece que para isto acontecer é preciso que as ruas e avenidas estejam com passeios mais seguros, mais limpos, mais arborizados etc. Transporte de massa, pistas de ciclismo etc seriam outras alternativas.
Frota - De acordo com o Denatran, São Luís, com seus 201 mil 702 veículos, tem a sexta maior frota do Nordeste, em termos numéricos. A capital maranhense perde para Teresina - PI (227 mil 516), Natal - RN (241 mil 619), Recife - PE (427 mil 861), Salvador - BA (568 mil 148) e Fortaleza - CE (609 mil 312), estando à frente de João Pessoa - PB (191 mil 769), Aracaju - SE (175 mil 321) e Maceió - AL (174 mil 735).
São Luís foi, no entanto, a oitava capital em crescimento da frota, no período compreendido entre 2001 e 2009, saindo de 99 mil 759 para 201 mil 702 carros, o que representa um aumento de 102%. A capital sergipana foi a que teve menor percentual neste período, apenas 12%, com a frota saindo de 155 mil 278 para 175 mil 321, tendo à sua frente o Rio de Janeiro, onde se registrou um crescimento de 34%, saindo de 1 milhão 394 mil 679 para 1 milhão 882 mil 679.
Para acompanhar este ritmo, a Prefeitura deverá providenciar uma série de intervenções, principalmente nas rotatórias de maior movimento: retorno da PM, no Calhau; Forquilha e Aeroporto, na Guajajaras; Cohama e Cohab, na Jerônimo de Albuquerque; São Francisco, no cruzamento da Ana Jansen com a Colares Moreira etc. Para o secretário, o mais provável é que no futuro essas rotatórias desapareçam, obrigando os motoristas a fazerem o retorno em pontos mais distantes, contudo isto exige altos investimentos.
Evolução - A capital que registrou maior crescimento foi Palmas - TO, pois ao sair de 27 mil 219 veículo para 92 mil 290, teve um crescimento de 239%, seguida de Macapá - AP, que tinha em 2001 29 mil 122 veículos e agora tem 75 mil 743, ou seja, um aumento de 160%. Na sequencia aparecem Porto Velho - RO (de 50 mil 192 para 121 mil 85 - 141%), Boa Vista - RR (de 40 mil 207 para 91 mil 867 - 128%) e Rio Branco - AC (de 39 mil 796 para 85 mil 389 - 114%), depois Teresina e São Luís.
Para que se tenha ideia do que representa a frota de São Luís, ela é cinco vezes menor que a diferença estabelecida entre 2001 e 2009, na cidade de São Paulo. A capital paulista tinha 4 milhões 27 mil 184 veículos e agora registra 5 milhões 951 mil 686. Em termos percentuais, o quarto menor crescimento, ou seja, 47%, estando à frente ainda, além do Rio e Aracaju, de Porto Alegre - RS. A capital gaúcha tinha 481 mil 914 veículos e pulou para 653 mil 329, isto é, cresceu 35%.
Fonte: blog do Aquiles Emir
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