quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Maranhense é o melhor do mundo no xadrez


No ranking da Federação Internacional de Xadrez, um dos melhores do mundo e número um do país é o maranhense Rafael Leitão, um colecionador de títulos

Por: LUIZ FURTADO
Web/site oficial do atleta
Foto: RAFAEL LEITÃO ( foto: Web/site oficial do atleta)
 
O ranking de outubro da Federação Internacional de Xadrez (Fide), coloca o enxadrista brasileiro, Rafael Leitão de maior pontuação no país e novamente número um, após seu desempenho ímpar nas Olimpíadas da modalidade, realizadas em Baku, capital do Azerbaijão.
O ranking da Fide é divulgado mês a mês, e Rafael Leitão sempre está em destaque, mantendo sua liderança no país.O atleta que já tem uma invejável história, com vitorias em grandes campeonatos, além de ser um dos 11 Grandes Mestres do xadrez no país, conta como se mantém já há tantos anos como o número um.Rafael explica que o treinamento é constante, e que um enxadrista sempre está estudando, e preparando e claro jogando xadrez.
“Eu treino em média quatro horas, todos os dias, no meu próprio apartamento. É mais fácil treinar em casa pela tranquilidade e já que só preciso de um tabuleiro e das peças para aprimorar as técnicas”, conta Rafael.
O atleta
O maranhense Rafael Duailibe Leitão, hoje com 36 anos, se encantou pelo esporte ainda muito jovem e aos 6 anos de idade aprendeu a jogar xadrez e construiu uma carreira de sucesso nos tabuleiros. É o atual campeão brasileiro de xadrez, feito conquistado sete vezes. Aos 18 anos, tornou-se o mais jovem brasileiro a alcançar o título de Grande Mestre Internacional (mais alta qualificação no xadrez). Suas conquistas não são poucas, e dentre o período de carreira que já consolidou, o atleta reuniu troféus como de Campeão Mundial de Xadrez sub-12, em 1991; Campeão Mundial de Xadrez sub-18, em 1996; 8 vezes campeão pan-americano de xadrez; 7 vezes campeão brasileiro de xadrez; Medalha de prata na Olimpíada de Xadrez de Turim, na Itália, em 2006; e 3º lugar no Campeonato Mundial de Xadrez por Correspondência, em 2012, este último também proporcionou o título de Grande Mestre Internacional também no xadrez por correspondência, sendo o único brasileiro a possuir a mais alta graduação tanto no xadrez convencional, quanto na modalidade por correspondência. Dentre participações em olimpíadas e campeonatos mundiais, obteve destaque no mundial de Nova Delhi, em 2000, terminando entre os dezesseis melhores do mundo e na Olimpíada de Xadrez de Turim (2006), conquistando a medalha de prata, melhor posição atingida por um brasileiro na história desse evento.
 
E essa paixão pelo xadrez não parou somente no talento individual do atleta, pois buscando formar outros grandes nomes na modalidade, ele criou a academia Rafael Leitão, onde outros apaixonados pelo xadrez podem conhecer um pouco mais sobre a carreira do Grande Mestre Rafael Leitão, tenham acesso a vídeos e aulas, descubram novas técnicas de treinamento para melhorar no jogo e fiquem por dentro das novidades do mundo enxadrístico. Através de seu portal online é possível ter acesso não apenas a história do enxadrista, mas também a vídeo aulas e um abundante material de apoio.
 
Pratica no estado
Rafael conta que no seu website existe muita procura por pessoas que querem aprender mais sobre o xadrez e até se tornarem profissionais. O interesse maior está em conhecer as principais jogadas do atleta e entender a dinâmica do jogo. Porem, Rafael lamenta que o estado não tenha notoriedade no esporte e que ainda espera surgir alguns nomes de referência na área.
Ele conta ainda, que esta colocando em andamento um projeto para levar no próximo ano o xadrez para as escolas, fazendo assim que as crianças tenham mais contato com os tabuleiros e que possa ser difundido entre um número cada vez maior de pessoas. “É importante frisar que para o xadrez recreativo, não necessário nenhuma habilidade especial, inteligência acima do normal ou grande experiência, basta apenas se divertir e ter interesse no jogo”, explica Rafael.

Nenhum comentário: