segunda-feira, 25 de abril de 2016

Movimentação de carga cresce 23% no aeroporto de São Luís


Principais cargas movimentadas no terminal de logística durante o trimestre foram peças para manutenção de máquinas e equipamentos de termelétricas

Foto: Divulgação
Peças para manutenção de máquinas e equipamentos de geração de energia termelétrica importadas pelas empresas Gera Maranhão (Miranda do Norte) e Eneva (Santo Antonio dos Lopes e São Luís) foram os itens que mais contribuíram para o crescimento de 23% na movimentação do Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado, no primeiro trimestre do ano.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de janeiro a março, o terminal recebeu 37 toneladas de carga, contra 30 toneladas movimentadas no mesmo período de 2015.
Além das peças para as usinas termelétricas, também foram movimentados pelo terminal outros produtos para manutenção de equipamentos e maquinário da indústria da mineração, peças e equipamentos da indústria naval, instrumentos cirúrgicos, medicamentos, equipamentos de pesquisa para universidades e cápsulas radioativas hospitalares.
O Teca de São Luís está localizado estrategicamente na entrada da capital,a uma distância de 20 km dos portos Itaqui e Ponta da Madeira, da Ferrovia Carajás e do Distrito Industrial, ponto-chave das indústrias exportadoras e importadoras.
O terminal representa um elo crucial na cadeia de transporte e armazenamento de São Luís, cobrindo a carência de Estações Aduaneiras Interiores (EADI) não portuárias na cidade. Com uma área total de 2.434 m² - seu espaço de armazenagem é de 873 m² -, a estrutura do Teca conta com três empilhadeiras, quatro paleteiras manuais, estantes porta-paletes de 8m de altura, uma câmara refrigerada de 16 m² com temperaturas ajustáveis, depósito de carga perigosa de 44 m² e uma área para carga e descarga de caminhões de 550 m².
O complexo é alfandegado, estando capacitado para operações de carga nacional, de importação e exportação. O Teca conta com a presença da Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Polícia Federal.
Movimentações especiais
Com 41 anos de história, o Teca de São Luís recebeu operações especiais, como a movimentação, em 1980, de todos os equipamentos leves para a montagem das plantas de produção da mineradora Vale e também da produtora de alumínio Alcoa no Brasil, recebendo também os equipamentos leves para as ampliações das mesmas empresas entre 2005 e 2007.
Além disso, o complexo maranhense recebeu duas vezes o avião cargueiro russo Antonov 124, um dos maiores do mundo. A primeira foi em 2007, com o transporte de uma grande peça de rolamento-base de um guindaste para o porto da Vale. A segunda, em 2009.
Principais clientes
Entre os principais clientes do Teca de São Luís estão as empresas Gera Maranhão, Eneva, Alumar, Vale, Consórcio de Rebocadores São Marcos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fundação Sousândrade, Fundação Antônio Jorge Dino, Medfix e a Rádio e TV Difusora, com a movimentação de equipamentos eletrônicos.

Nenhum comentário: