quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Navio como esse da empresa de geofísica Polarcus está realizando a pesquisa sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas

Britânica Chariot inicia pesquisa na Bacia de Barreirinhas

  •  
  •  
Levantamento de dados está sendo realizado em quatro blocos por navio da empresa de geofísica Polarcus e tem previsão de ser concluída em 45 dias; os blocos foram arrematados na 11ª Rodada de Licitações da ANP

Navio como esse da empresa de geofísica Polarcus está realizando a pesquisa sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas
Navio como esse da empresa de geofísica Polarcus está realizando a pesquisa sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas (Foto: Divulgação)
A companhia britânica Chariot Oil & Gas iniciou atividade de pesquisa sísmica marítima 3D em quatro blocos na Bacia de Barreirinhas, áreas em que se estima um potencial de 300 milhões a 500 milhões de barris de óleo. Os blocos foram arrematados na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural, realizado em maio de 2013, com bônus de assinatura no valor total de R$ 4.293.184,00.
De acordo com informações da Chariot, que aguardou praticamente um ano para obter o licenciamento ambiental para a atividade, a pesquisa sísmica, iniciada dia 19 deste mês, está sendo realizada pela empresa de geofísica Polarcus e tem previsão de ser concluída em 45 dias.
Os quatro blocos (BAR-M-292, BAR-M-293, BAR-M-313 e BAR-M-314) estão localizados a uma distância mínima de 65 km da costa (ilha de Santana) do município maranhense de Humberto de Campos, com profundidades locais entre 50 e 2.500 metros.
O objetivo da pesquisa sísmica marítima é buscar informações sobre as formações rochosas que estão no subsolo do fundo do mar, para encontrar e analisar os locais onde há poços de petróleo. Seu principal instrumento de pesquisa, o navio de sísmica, tem grandes cabos com canhões de ar comprimido e sensores sísmicos.
Após o resultado do levantamento sísmico, a Chariot deve definir a campanha de perfuração. Dois poços pioneiros estão previstos para perfuração na primeira fase de exploração dos quatro blocos exploratórios.
A Chariot foi uma das três operadoras estrangeiras – as outras foram BG Energy (10 blocos) e BP EOC (um bloco) – que arremataram áreas na Bacia de Barreirinhas, ofertadas durante a 11ª Rodada da ANP.
Bacia de Barreirinhas
A Bacia de Barreirinhas é de nova fronteira situada na margem equatorial brasileira, entre as cidades de São Luís (MA) e Parnaíba (PI), que, embora ainda não se tenha descobertas significativas, apresenta grande potencial petrolífero, pois tem sistema ativo comprovado e ocorrência de hidrocarbonetos em vários poços perfurados.
Trata-se de uma depressão limitada, a noroeste, pela Plataforma de Ilha de Santana, e a leste pelo Alto de Tutóia. Sua área total é de aproximadamente 40.000 km², sendo 10.000 km² de área terrestre e 30.000 km² de área marítima.
Recentes descobertas na costa oeste africana, nas bacias de Gana e Costa do Marfim, são análogas às bacias da margem equatorial brasileira, dando um indicativo do potencial da região de Barreirinhas.
Mais
Polarcus
Polarcus é uma empresa de geofísica que opera frota de navios sísmicos 3D, incorporando tecnologias marítimas de ponta para melhorar a segurança e eficiência. Oferece contrato de levantamentos sísmicos e projetos multi-cliente com soluções avançadas de processamento a bordo e emprega cerca de 500 profissionais de todo o mundo. A sede principal da Companhia está em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Nenhum comentário: