domingo, 10 de janeiro de 2016

Acordo firmado com companhias aéreas poderá dar um "boost" no turismo do Maranhão

Governo assina acordo com companhia aérea e avança no setor turístico

Secretária Delma Andrade e representante da TAM assinam acordo. Foto: Divulgação
Secretária Delma Andrade e representante da TAM assinam acordo. Foto: Divulgação
Um acordo firmado entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Aérea TAM, essa semana, em São Luís, promove a expansão da malha aérea e destaca o Maranhão como destino no mapa do turismo nacional e internacional. A medida de redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Querosene de Aviação (QAV), assinada pelo governador Flávio Dino, no início de 2015, foi um dos fatores que estimulou as negociações, visto que o preço do voo, no geral, tem 40% baseado no valor do combustível, tornando a redução do imposto fundamental na hora de desenhar as rotas.
“A alíquota que era praticada anteriormente, de 25% para todas as empresas, passou a ser de 17% para as que operarem em apenas um aeroporto maranhense; 12% para as que fizerem operações em dois aeroportos; e 7% para as que cobrirem três ou mais aeroportos ou promoverem voos internacionais a partir do Maranhão, o que tem nos ajudado nas negociações”, completou Delma Andrade, secretária de Estado de Turismo.
À época da assinatura da redução do ICMS, o governador Flávio Dino declarou que o Estado estava abrindo mão do imposto, de uma arrecadação imediata, diante de um objetivo maior que era o de aumentar o turismo, e, com isso, gerar emprego e renda a partir da ampliação do número de turistas. Desse modo, considerando que a promoção do turismo estadual ocasiona o incremento de diversos setores e atrai novos negócios, Delma Andrade destacou que as ações estão alinhadas com a política desenvolvida. “O Governo do Maranhão tem como foco melhorar a qualidade de vida dos maranhenses e com ações desse tipo atingimos boa parte da população, pois sabemos que o turismo é emprego, é renda, é comércio interno, desenvolvimento econômico e sustentável, tudo o que traz avanços para um Estado”, declarou.
Ainda segundo a secretária, esse acordo demonstra o estreitamento das relações do Maranhão com as companhias aéreas, já que esta é a terceira parceria entre o Estado e uma grande companhia, “O acordo com a TAM conclui uma parceria estratégica com as três grandes companhias aéreas que operam no Estado: Azul, Gol e, agora, a TAM, passando por uma melhor conectividade para São Luís e Imperatriz e pelo fortalecimento das ações de divulgação dos nossos destinos em âmbito nacional e internacional”, pontuou.
Com o novo documento assinado, o Maranhão fica ainda mais em evidência para essas companhias aéreas, já que a Azul e a Gol também fecharam acordo com a Setur visando o incremento e fortalecimento das ações de promoção e da expansão da malha aérea maranhense. “Em março passado, as negociações com a Azul resultaram em dois novos voos e nas frequências que tinham sido canceladas nos últimos anos. Já o acordo com a Gol Linhas Aéreas, celebrado em setembro durante a Feira da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em São Paulo, resultou na adição de dois voos na malha do Estado e numa campanha de promoção do Maranhão que contemplou a realização de Roadshow, divulgação de peças publicitárias em aeroportos de grande circulação e edição da revista de bordo Voe Gol, com uma matéria especial sobre a Chapada das Mesas”, acentuou Delma Andrade.
Promoções e fomento do turismo
Expansão da malha aérea vai incentivar ainda mais o Ecoturismo na Chapada das Mesas. Foto: Divulgação
Expansão da malha aérea vai incentivar ainda mais o Ecoturismo na Chapada das Mesas. Foto: Divulgação
Buscando um avanço significativo no turismo maranhense, o acordo firmou ações para o incremento da divulgação e promoção do Estado, além da inclusão do Maranhão nos pacotes de viagem oferecidos nacionalmente pela operadora TAM Viagens.
Haverá ainda uma ampla divulgação do turismo local nos meios de comunicação da empresa – que juntos atingem mais de seis milhões de pessoas por ano – e a realização de ações de promoção e apoio à comercialização na América do Sul por meio de workshops e Famtours – encontros para agentes e operadores de viagem e jornalistas.
Latam
Importante destacar que a recente união da TAM com a empresa chilena Lan Airlines – passando a se chamar Latam – expandirá consideravelmente o mercado, ampliando o alcance das campanhas e publicações internacionais. A partir de abril a nova marca passará a fazer parte da rotina de milhões de brasileiros que sentirão a diferença tanto no visual da empresa quanto no conforto das aeronaves que serão inseridas no mercado.
Novos Voos – Veja algumas mudanças:
  • Rio de Janeiro – São Luís: alterações nos horários e aumento na frequência semanal;
  • São Paulo – São Luís: duas frequências diárias;
  • Brasília – São Luís: aumento na oferta de assentos com a troca da aeronave e alteração de horário a fim de melhorar as conexões em Brasília;
  • São Luís – Imperatriz (MA): a TAM incluirá a frequência de sábado no trecho Imperatriz-São Luís e de domingo de São Luís para Imperatriz. Também serão unificados voos, como Imperatriz-São Luís e São Luís-Fortaleza, para que a cidade de Imperatriz tenha ligação direta (mesma aeronave) com a capital cearense.

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