Governo assina acordo com companhia aérea e avança no setor turístico
Um acordo firmado entre a Secretaria de
Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Aérea TAM, essa semana, em São
Luís, promove a expansão da malha aérea e destaca o Maranhão como
destino no mapa do turismo nacional e internacional. A medida de redução
da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(ICMS) do Querosene de Aviação (QAV), assinada pelo governador Flávio
Dino, no início de 2015, foi um dos fatores que estimulou as
negociações, visto que o preço do voo, no geral, tem 40% baseado no
valor do combustível, tornando a redução do imposto fundamental na hora
de desenhar as rotas.
“A alíquota que era praticada
anteriormente, de 25% para todas as empresas, passou a ser de 17% para
as que operarem em apenas um aeroporto maranhense; 12% para as que
fizerem operações em dois aeroportos; e 7% para as que cobrirem três ou
mais aeroportos ou promoverem voos internacionais a partir do Maranhão, o
que tem nos ajudado nas negociações”, completou Delma Andrade,
secretária de Estado de Turismo.
À época da assinatura da redução do
ICMS, o governador Flávio Dino declarou que o Estado estava abrindo mão
do imposto, de uma arrecadação imediata, diante de um objetivo maior que
era o de aumentar o turismo, e, com isso, gerar emprego e renda a
partir da ampliação do número de turistas. Desse modo, considerando que a
promoção do turismo estadual ocasiona o incremento de diversos setores e
atrai novos negócios, Delma Andrade destacou que as ações estão
alinhadas com a política desenvolvida. “O Governo do Maranhão tem como
foco melhorar a qualidade de vida dos maranhenses e com ações desse tipo
atingimos boa parte da população, pois sabemos que o turismo é emprego,
é renda, é comércio interno, desenvolvimento econômico e sustentável,
tudo o que traz avanços para um Estado”, declarou.
Ainda segundo a secretária, esse acordo
demonstra o estreitamento das relações do Maranhão com as companhias
aéreas, já que esta é a terceira parceria entre o Estado e uma grande
companhia, “O acordo com a TAM conclui uma parceria estratégica com as
três grandes companhias aéreas que operam no Estado: Azul, Gol e, agora,
a TAM, passando por uma melhor conectividade para São Luís e Imperatriz
e pelo fortalecimento das ações de divulgação dos nossos destinos em
âmbito nacional e internacional”, pontuou.
Com o novo documento assinado, o
Maranhão fica ainda mais em evidência para essas companhias aéreas, já
que a Azul e a Gol também fecharam acordo com a Setur visando o
incremento e fortalecimento das ações de promoção e da expansão da malha
aérea maranhense. “Em março passado, as negociações com a Azul
resultaram em dois novos voos e nas frequências que tinham sido
canceladas nos últimos anos. Já o acordo com a Gol Linhas Aéreas,
celebrado em setembro durante a Feira da Associação Brasileira de
Agências de Viagem (Abav), em São Paulo, resultou na adição de dois voos
na malha do Estado e numa campanha de promoção do Maranhão que
contemplou a realização de Roadshow, divulgação de peças publicitárias
em aeroportos de grande circulação e edição da revista de bordo Voe Gol,
com uma matéria especial sobre a Chapada das Mesas”, acentuou Delma
Andrade.
Promoções e fomento do turismo
Buscando um avanço significativo no
turismo maranhense, o acordo firmou ações para o incremento da
divulgação e promoção do Estado, além da inclusão do Maranhão nos
pacotes de viagem oferecidos nacionalmente pela operadora TAM Viagens.
Haverá ainda uma ampla divulgação do
turismo local nos meios de comunicação da empresa – que juntos atingem
mais de seis milhões de pessoas por ano – e a realização de ações de
promoção e apoio à comercialização na América do Sul por meio de
workshops e Famtours – encontros para agentes e operadores de viagem e
jornalistas.
Latam
Importante destacar que a recente união
da TAM com a empresa chilena Lan Airlines – passando a se chamar Latam –
expandirá consideravelmente o mercado, ampliando o alcance das
campanhas e publicações internacionais. A partir de abril a nova marca
passará a fazer parte da rotina de milhões de brasileiros que sentirão a
diferença tanto no visual da empresa quanto no conforto das aeronaves
que serão inseridas no mercado.
Novos Voos – Veja algumas mudanças:
- Rio de Janeiro – São Luís: alterações nos horários e aumento na frequência semanal;
- São Paulo – São Luís: duas frequências diárias;
- Brasília – São Luís: aumento na oferta de assentos com a troca da aeronave e alteração de horário a fim de melhorar as conexões em Brasília;
- São Luís – Imperatriz (MA): a TAM incluirá a frequência de sábado no trecho Imperatriz-São Luís e de domingo de São Luís para Imperatriz. Também serão unificados voos, como Imperatriz-São Luís e São Luís-Fortaleza, para que a cidade de Imperatriz tenha ligação direta (mesma aeronave) com a capital cearense.
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