terça-feira, 27 de outubro de 2015

Grupo Lamparina de São Luís para o mundo

De São Luís para o mundo

  •  
Um dos representantes da música nordestina local, o Grupo Lamparina tem cumprido vasta programação de viagens internacionais, levando a riqueza do folclore maranhense

Foto: Divulgação
Uma das iniciativas maranhenses de grande expressão musical local na atualidade, o Grupo Lamparina tem cumprido extensa programação em viagens internacionais. Na mais recente, incursionou pela Argentina, onde se apresentou em Buenos Aires, levando a rica cultura do Maranhão e do Brasil para aquele país da América Latina.
Seja nos palcos locais, de outros estados ou países, o Grupo Lamparina leva na bagagem uma profusão de ritmos do Nordeste brasileiro, passando pelo Divino Espirito Santo, tambor de crioula, bumba meu boi (em seus diversos sotaques, como orquestra, Pindaré, zabumba e matraca), além do coco, forró, entre outros. Leva também muito entusiasmo, alegria, um figurino colorido e disposição para dançar e cantar.
“As viagens estão sendo fundamentais para ampliarmos os horizontes do nosso trabalho e crescer como artistas, nos apresentando nos palcos do mundo, para diferentes tipos de público. É isso que nos faz artistas completos e sempre prontos para novos desafios. Cada viagem é uma nova experiência e isto, nós vamos adicionando ao nosso projeto, sem jamais nos afastar de nossas raízes, que, aliás, são a essência de tudo”, diz Paulinho Oliveira, idealizador do Grupo Lamparina.
Na última sexta-feira, os artistas maranhenses encantaram os argentinos, em Buenos Aires, para onde viajaram com a comitiva de um projeto de divulgação do roteiro turístico “São Luís-Alcântara-Barreirinhas”, promovido por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e a Embratur. O evento aconteceu no Hotel Presidente, com a presença de muitos convidados, agentes de viagem e jornalistas.
Para os intercâmbios culturais, Lamparina sempre embarca com seus 11 integrantes, para se apresentar em feiras, exposições e festas tradicionais. Este ano, o grupo já esteve também no Peru, na Colômbia e até na França, tendo atraído a atenção em Paris, durante badalada feira de turismo, levando as indumentárias que representam cada manifestação, as quais foram mostradas pelos bailarinos durante os shows.
A banda de Lamparina é formada por Fábio Almeida, Euricélia Coqueiro, Mauro Travincas, Mairla Oliveira, Bira, Regina Oliveira, Thaynara Oliveira, Mister Ribão, Lívia Coelho, Léo Alves e Paulinho Oliveira. Segundo Regina Oliveira, uma das vocalistas, a experiência tem sido a mais enriquecedora possível, uma vez que cantar e dançar em outro país é extremamente gratificante para ela enquanto artista. “Eles prestam atenção em cada detalhe e ficam curiosos em relação a tudo, ao nosso figurino, aos instrumentos, e dançam conosco e nos aplaudem bastante. São momentos maravilhosos e inesquecíveis”, conta Regina Oliveira.
Formado há nove anos para resgatar a musicalidade brasileira, sobretudo a maranhense, Lamparina conquista o público pela originalidade e criatividade musical, com canções de compositores como Paulinho Oliveira, Wellington Reis, Raimundo Makarra, César Teixeira e Ubiratan Sousa. Conforme Mairla Oliveira, também vocalista, apesar do repertório base, o grupo inova nas apresentações, inclusive no figurino, maquiagem, coreografias e acessórios. “Nossos shows nunca são iguais. Sempre há algo inusitado”, finaliza.

Nenhum comentário: