sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As três criações da Companhia Barrica sobem no palco do Teatro Arthur Azevedo hoje


    O espetáculo será dividido em quatro partes. A abertura será voltada para os folguedos tradicionais, tambor de crioula, boi da Ilha, de Pindaré, de Zabumba e o Boizinho Barrica.

Patrícia Cunha - Patrícia Cunha
Publicação: 05/12/2014 09:19

Cerca de 70 profissionais entre músicos e bailarinos se revezarão no palco do Teatro Arthur Azevedo para dar vida ao espetáculo Companhia Barrica do Maranhão pra todo Mundo, dias 5 (sexta) e 6 (sábado). Na ocasião será lançado o DVD de mesmo nome gravado no São João de 2013, no mesmo Teatro, e relançado o documentário Amor de Bicho, do Bicho Terra, gravado no carnaval do ano passado na Praça Deodoro.
 

Esse espetáculo, segundo, José Pereira Godão, marca o início das comemorações dos 30 anos que a companhia fará em 2015. “Ele vai ser todo gravado em áudio e vídeo e se o material for suficiente vamos transformar em DVD que será lançado em 2015 quando o grupo completa três décadas. Ainda como parte dessas comemorações faremos no ano que vem o lançamento da nova edição do livro Boizinho Barrica Luz de Uma Estrela (1997), que conta a história do Barrica só que ele será ampliado e atualizado com as conquistas dos últimos 20 anos e também terá fotos”, adianta Godão.

O espetáculo será dividido em quatro partes. A abertura será voltada para os folguedos tradicionais, tambor de crioula, boi da Ilha, de Pindaré, de Zabumba e o Boizinho Barrica. Na segunda parte será o coco, cacuriá e sotaque de orquestra. Na terceira etapa é a vez dos cantos natalinos com a Natalina da Paixão. E para encerrar, as folias carnavalescas com o Bicho-Terra.

O repertório do espetáculo atravessará todas as criações da companhia nas vozes marcantes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, com participações especiais de Fátima Passarinho e Mariana. O espetáculo é criado e dirigido por José Pereira Godão, com músicas de sua autoria e do poeta Luís Bulcão. A música do compositor Wellington Reis, Mariana, também faz parte do repertório do show.

Duas perguntas//Zé Pereira Godão

Qual a novidade desse espetáculo?

Nós vamos apresentar as três criações da companhia, né? o Boizinho, o Bicho e a Natalina, e ao mesmo tempo fazer a representação dos bumbas meu boi e seus sotaques. A gente recria o clima das apresentações que são feitas nos festivais internacionais, mostrando cada apresentação com seu figurino específico, um cenário muito cuidadoso que representa as três criações, e essa uma novidade, que a gente está fazendo com muito carinho. A outra novidade fica por conta da participação das crianças do Barriquinha que participarão da Natalina representando a simbologia do Espírito Santo, mas tem mais surpresas para quem for assistir ao espetáculo.

O que mais está previsto para os 30 anos do Barrica?

Além do DVD e do relançamento do livro, é provável que façamos a inauguração da Casa Barrica, o Céu de Arte, para as festas juninas. Também temos a viagem para a Turquia, em agosto, que nós recebemos o convite logo que voltamos da Rússia, e como se trata de viagem internacional é natural que tenhamos que viabilizar um suporte para essa apresentação que é de alto nível; e teremos também a etapa de finalização do Ponto de Luz, com a exposição permanente, as oficinas, e o ateliê onde confeccionamos as roupas do grupo e que movimenta toda a comunidade da Madre Deus. Essa etapa também vai gerar um documentário sobre a trajetória do grupo.

Anota aí!

O quê? Espetáculo Companhia Barrica do Maranhão pra todo Mundo
Onde? Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
Quando? 5 (sexta-feira), às 21h; 6 (sábado), às 18h30 e 21h
Quanto? R$ 30,00 (preço único)
Produção: ZP Criações Artísticas Ltda.

Nenhum comentário: