quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ponta da Madeira lidera ranking dos terminais privados do país

Instalação portuária da Vale em São Luís movimentou 27,1 milhões de toneladas de cargas no segundo trimestre deste ano.

Foto: Divulgação/Ag. Vale
Navio Vale China atracado no Terminal
De acordo com relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado na semana passada, referente às estatísticas de movimentação portuária do segundo trimestre de 2014, os Terminais de Uso Privado (TUP) movimentaram 155,4 milhões de toneladas (t) brutas no segundo trimestre de 2014, o que representou um crescimento de 6,4%frente ao mesmo período de 2013.
Destaque do período em referência para o TUP Ponta da Madeira, operado pela companhia Vale, em São Luís, que encabeça o ranking com 27,1 milhões/t, o que representa um alta de 18,2 frente ao mesmo intervalo de 2013. A Vale também figura em segundo lugar na lista, com o TUP Tubarão (ES), com 26,9 milhões/t, resultado inferior 3,2% em relação ao ano passado.
Outro destaque é o TUP Alumar, com 3,4 milhões/t no segundo trimestre deste ano, resultado 9,2% maior do que o registrado no mesmo período de 2013.
Os dez principais terminais concentraram 70,3% das operações do país. No comparativo trimestral, entre os terminais que movimentaram a maior quantidade de cargas, destacaram-se, além de Ponta da Madeira e Tubarão, os TUP: Almirante Maximiano da Fonseca(crescimento de 16,0%, incremento de 1,1 milhões/t) e Ponta de Ubu (crescimento de 14,9%, incremento de 820 mil/t).
No segundo trimestre de 2014, 91,7% da movimentação de cargas dos TUP concentrou-se em um conjunto de dez grupos de mercadorias. A movimentação de minério de ferro, combustíveis e óleos minerais respondeu por aproximadamente 73% do total da movimentação dos TUP no segundo trimestre de 2014. As principais cargas foram: minério de ferro, combustíveis, bauxita, soja, fertilizantes e carvão mineral.
A movimentação de granéis sólidos no período em referência alcançou a marca de 150,6 milhões/t brutas, o que representou um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os granéis sólidos responderam pela maior parte da tonelagem de cargas movimentadas no Brasil nesse período (61,7%), fato relacionado à forte participação de commodities agrícolas e minerais na pauta exportadora do país.
A movimentação de minério de ferro foi responsável por 59,2% do volume total de exportações, e comparativamente ao segundo trimestre de 2013, aumentou em 9,9%. A soja também teve importante participação nas exportações do trimestre, respondendo por 14,9%. As cargas conteinerizadas ficaram em terceiro lugar, com uma fatia de participação nas exportações correspondente a 7,2%.
Segundo o relatório da Antaq, Os TUP foram responsáveis pela movimentação de 64,3% dos granéis sólidos, enquanto os portos organizados (públicos) tiveram participação de 35,7% do montante movimentado pelas instalações portuárias brasileiras.

Líquidos - No segmento granéis líquidos, foram movimentados 57,9 milhões/t de carga no segundo trimestre deste ano, resultado 8% superior ao montante de granéis líquidos movimentados no mesmo período do ano anterior. De todas as naturezas de cargas, o granel líquido foi o que teve o melhor desempenho no período em referência.
A movimentação de combustíveis e óleos minerais representou 89,7% de toda a movimentação de granéis líquidos no trimestre, apresentando um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2013 (4,4 milhões/t em valores absolutos). Neste segmento de carga, há predominância dos terminais de uso privado, com 76,7% do total.

Nenhum comentário: