sexta-feira, 19 de setembro de 2014

IBGE desmente dados de Flávio Dino sobre abastecimento d’água no MA

Publicado em por  em seu blog


dinoDados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) revelam que o candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, usou dados falsos em seu programa eleitoral ao falar sobre o abastecimento d’água no Maranhão.
Num programa em que aparece conversando com uma eleitora (veja aqui), o comunista afirma, em dois momentos, que metade da população maranhense vive sem água em casa.
“Os anos passam e metade dos maranhenses até hoje não tem água em casa [...] Metade da população do Maranhão, praticamente três milhões de maranhenses, tem esse mesmo problema de vocês. Não têm água em casa”, diz o candidato, nos dois trechos em que toca no assunto.
A Pnad do IBGE, no entanto, mostra que o panorama é bem diferente do apresentado por Dino.
Segundo a pesquisa, nada menos que 85,7% dos domicílios do Maranhão têm acesso a água encanada (veja aqui). Ou seja: são apenas 14,3% os que não têm acesso ao benefício.
pnad
Os números são parecidos com os apresentados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 – plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, que compila mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.
agua_encanadaDe acordo com o Atlas, no Maranhão, a água encanada chega a 82,12% das residências.
Aliado desmente
Os números apresentados por Flávio Dino são tão irreais que não batem nem mesmo com os do seu tutor, o ex-governador José Reinaldo (PSB).
Em artigo publicado em seu blog em setembro de 2008 (leia aqui) – e citando artigo de José Lemos, engenheiro agrônomo e professor associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) -, o socialista apresentava avanços na área.
Segundo José Reinaldo, já naquele ano o índice de residências abastecidas por água encanada chegava a mais de 64%.
“Outros avanços mostrados pelo professor: em 2001 tínhamos 55,30% das residências do estado sem água encanada. Fizemos um esforço gigantesco e os dados do PNAD mostram o avanço. Em 2007 baixamos para 35,74%. Um avanço extraordinário de praticamente 20% do total das residências no estado em 6 anos”, escreveu o aliado de Dino.
Mas, pelo visto, o comunista não lê o que seu tutor escreve…

Nenhum comentário: