domingo, 21 de setembro de 2014

Maranhão tem 23 projetos de energia em leilão

Pregão será realizado no dia 28 de novembro e os projetos são de energia eólica e térmica.

 
 
O Maranhão tem 23 projetos de empreendimentos eólico e térmico cadastrados no Leilão de Energia Elétrica A-5, de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O certame, que será realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estava programado para ser realizado no fim deste mês, porém a expectativa da entrada de usinas hidrelétricas levou o Ministério de Minas e Energia adiar o evento para o dia 28 de novembro.
Conforme os dados da EPE, os 23 projetos maranhenses totalizam 666 MW de energia. A maioria dos empreendimentos, um total de 21, corresponde à fonte eólica, com a oferta de 606 MW. Os dois outros projetos são termelétrica à biomassa, com a oferta de 60 MW.
A EPE recebeu pedido de cadastramento de mais 74 projetos para o Leilão A-5, o que corresponde a cerca de mais 3 mil megawatts.Entre os novos empreendimentos estão duas hidrelétricas, que somam potência de 268 megawatts (MW).
Ao todo, o Leilão A-5 recebeu pedido de inscrição de 1.115 empreendimentos (1.041 antes do adiamento), totalizando 53.869 megawatts (MW), que ainda passarão pela fase de habilitação na Empresa de Pesquisa Energética.
A energia eólica continua com o maior número de projetos, seguida da energia solar. Em termos de capacidade instalada, os projetos de térmicas a gás natural lideram a lista do A-5, com mais de 20 mil MW.
O leilão visa contratar energia de hidrelétricas, eólicas, usinas solares e termelétricas movidas a carvão, a gás natural e a biomassa. Os empreendimentos hidrelétricos serão contratados na modalidade quantidade pelo prazo de 30 anos. Na modalidade disponibilidade, as térmicas serão contratadas por 25 anos e as usinas eólicas e solares por 20 anos. A energia vendida no leilão das fontes citadas terá início de suprimento em 1º de janeiro de 2019.

Documentação - Entre as novidades em relação a editais passados está a alteração do prazo para entrega de documentos de habilitação. O prazo foi reduzido de 20 para 15 dias úteis. A entrega de documentos de constituição das sociedades de propósito específico também foi modificada, de 15 dias úteis após a adjudicação para 90 dias corridos, contados da data de realização do leilão. As mudanças visam agilizar a realização dos eventos após o leilão.
Também foi alterada a vigência da garantia de participação que foi ampliada de cinco para 10 dias úteis após a data prevista para aporte das Garantias de Fiel Cumprimento. A ampliação da vigência busca facilitar a gestão das garantias nas fases de recebimento e validação de Garantias de Fiel Cumprimento e de devolução das garantias de participação das empresas que negociaram energia no leilão.

Nenhum comentário: