domingo, 22 de junho de 2014

Público lota Arraial da Lagoa, no segundo dia de apresentações

Na sexta-feira, no Arraial da Lagoa, público se contagiou com a animação dos grupos de bumba meu boi e com o show da cantora paraibana Elba Ramalho.

Leandro Santos e Watuzi de Melo
Da equipe de O Estado 
Foto: Fabrício Cunha
Cantora Elba Ramalho apresentou show com ritmos
 
No segundo dia da programação do Arraial da Lagoa, na sexta-feira (20), o público marcou uma forte presença e lotou o terreiro. No local, as pessoas tiveram a oportunidade de conferir um pouco da diversidade da cultura maranhense por meio das apresentações de grupos de bumba meu boi, que, em seus mais variados sotaques, mostraram o forte das tradições juninas maranhenses. No entanto, o grande destaque da noite foi a apresentação da cantora paraibana Elba Ramalho, que contagiou o público ao levar para o palco famosas canções que mesclam diversos ritmos genuinamente nordestinos.
A programação foi aberta às 19h, com apresentação do Grupo Piaçaba do Maranhão, que mostrou ao público uma combinação de ritmos do folclore maranhense como o tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, dança do lelê e outros. Em seguida, foi a vez de subir ao palco o Boi de Axixá, que este ano presta homenagens a Francisco Naiva e Donato Alves, fundador e amo do boi de sotaque de orquestra, que morreram ano passado e este ano, respectivamente.
No terreiro, a programação continuou com o Boi Unidos de Santa Fé. O grupo junino levou para o palco o seu sotaque da baixada, embalado pelo som contagiante das matracas e padeiros. A agremiação também levou para o terreiro a figura irreverente do cazumbá que é uma mistura de homem e bicho que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira e de chocalho na mão, que diverte os brincantes e o público.

Show - A apresentação dos grupos juninos fez um breve intervalo para dar espaço para a principal atração da noite, a cantora Elba Ramalho. Paraibana da cidade de Conceição, a artista mostrou simpatia, vitalidade e disposição no palco e contagiou o público, mostrando mais uma vez porque é considerada a Rainha do São João do Nordeste.
Acompanhada por casais de bailarinos, Elba Ramalho colocou todo o público para dançar com um show com muito forró, xote e baião. Além disso, durante a sua apresentação ela relembrou grandes compositores, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Nando Cordel, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, o que fez com que sua apresentação fosse ainda mais apreciada.
Um dos momentos mais emocionantes da apresentação da cantora foi quando ela cantou a oração de São Francisco de Assis, de quem é devota. O público correspondeu e se deixou levar pela bonita letra da oração.
Após a apresentação da paraibana, a programação no Arraial da Lagoa continuou com as apresentações dos bois de Morros e da Maioba, que encerraram as atividades, levando ao palco os encantos do sotaque de orquestra e de matraca, respectivamente.
Quem prestigiou as apresentações do segundo dia do Arraial da Lagoa gostou do que viu e ouviu. "Sou muito fã da Elba Ramalho e quando fiquei sabendo que ela vinha fazer um show aqui em São Luís fiquei muito contente. Por isso estou aqui aproveitando tudo isso", disse a professora Maria da Conceição Pereira. Já a funcionária pública Ângela dos Santos destacou a diversidade das apresentações dos grupos de bumba meu boi. "Isso mostra que o Maranhão tem uma cultura riquíssima e que muitas vezes não é valorizada pelo povo local. Eventos como esses são importantes para mostrar essa diversidade para o povo", afirmou.
Com o tema São João do Maranhão - A copa da cultura brasileira, a festança está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secma), de Turismo (Setur) e de Comunicação Social (Secom) e tem apoio da Suzano Papel e Celulose, Mateus Supermercados, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luís Convention & Visitors Bureau.

Turistas ficam encantados com a cultura maranhense



Muitos turistas desembarcaram em São Luís para conhecer as manifestações culturais típicas do período junino. Nos arraiais, os ritmos das danças e brincadeiras encantaram principalmente aqueles que vieram de longe somente para apreciar as festividades do São João da capital.
Nos arraiais espalhados pela cidade, a diversidade de sotaques e cores chamou a atenção dos turistas que saíram para aproveitar a primeira noite das festividades juninas no Centro Histórico de São Luís. "O arraial daqui é ótimo. Estou adorando tudo. Existe uma grande diversidade de atrações. Eu não estou acostumada com tanta animação em um lugar só. É lindo e espero voltar mais vezes. Aqui tem um São João diferente de todos", comentou Edna Mahnic, turista matogrossense.
Na Praça da Faustina, na Praia Grande, diversos grupos de tambor de crioula criavam uma atmosfera envolvente que contagiou os espectadores.
João Chadad, de São Paulo, veio conferir pela primeira vez a apresentação. "No meu estado não comemoramos São João desta forma, só ocorrem pequenas apresentações de quadrilha e são muito sem graça. Foi uma coincidência eu ter vindo nesta época do ano, mas adorei, não podia ter vindo em um período melhor", ressaltou.
Alguns turistas resolveram aproveitar o período de Copa do Mundo para sair das cidades em que estão sendo realizados os jogos do Mundial. "Eu resolvi sair da cidade em que moro por causa do tumulto da Copa do Mundo. A movimentação lá era grande demais para mim. Resolvi aproveitar esta chance para viajar e conhecer o Brasil. Gosto muito deste tipo de manifestação artística e por isso comecei a minha viagem por São Luís. E estou adorando", frisou Helena Mahmic, que reside em Cuiabá (MT).
Enquanto alguns turistas fogem da grande movimentação, outros resolveram aproveitar o tempo entre os dias das partidas para conhecer o São João. Merrin Layden, que veio da Austrália para assistir aos jogos do mundial, arranjou um tempo para visitar a capital maranhense. "Eu assisti aos jogos do meu país e como tinha um tempinho, resolvi passar por São Luís porque já haviam me falado que o São João daqui é inesquecível. As pessoas são muito receptivas e estou adorando", comentou a turista australiana.

Programação Arraial da Lagoa


hoje (22/06)
19h - Barriquinha
20h -Boi de Sonhos
21h - Show de Beto Pereira e Gerude
23h - Boi de Morros
24h - Boi União da Baixada do Monte Castelo
1h - Boi da Matinha

Nenhum comentário: