sábado, 12 de abril de 2014

Hyundai inaugurará duas novas concessionárias de veículos no MA

Lojas de São Luís e Imperatriz do Grupo Power Motos, que representará a linha importada da montadora no estado, serão abertas amanhã.


Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
 
Foto: Flora Dolores
Fachada da loja Hyunday de veículos importados

Com a inauguração, amanhã, de duas novas concessionárias no Maranhão, a montadora Hyundai espera recuperar seu espaço no mercado de venda de carros importados no estado. Serão inauguradas duas lojas, uma em São Luís, na Avenida Vitorino Freire, bairro Areinha, e outra em Imperatriz. A expectativa do Grupo Power Motos, que representará a marca, é de vender 500 carros por mês só na capital. Entre os modelos mais procurados está o ix35.
Em 2012, o Hyundai HB20, carro nacional da marca, montado em Piracicaba, interior de São Paulo, se desmembrou da linha de veículos importados da montadora. Como o modelo nacional se tornou um fenômeno de vendas, as concessionárias locais optaram por representar o HB20 e o mercado maranhense ficou desabastecido dos modelos importados. "De setembro de 2012 até agora, a marca perdeu espaço na venda de importados em São Luís, que passou de primeira para última colocada no ranking de vendas da Hyundai", explicou Daniel Corrêa, CEO do Grupo Power Motors.
Com objetivo de recuperar espaço no mercado de venda carros importados no Maranhão, a montadora sul-coreana escolheu o Grupo Power Motors para representar a marca, ficando acordada a inauguração de três concessionárias em regiões estratégicas do Maranhão: São Luís (capital), Imperatriz (na Região Tocantina) e Balsas (no sul do estado). "Isso foi uma escolha estratégica para que a gente pudesse atender a todo o estado", afirmou Daniel Corrêa.
Amanhã, entrarão em funcionamento as unidades em São Luís e Imperatriz. A concessionária em Balsas, que ainda está em construção, será inaugurada até o fim do ano. "A marca percebeu que o seu trânsito de clientes no Maranhão e nos estados do Pará, Tocantins e Goiás é muito grande, então essas três cidades foram escolhidas para facilitar a cobertura geográfica", explicou.

Demanda - Antes da perda de espaço no mercado local, a Hyundai vendia 150 veículos/mês da sua linha de importados em São Luís e mesmo com a diminuição da representação no estado, a demanda de clientes continuou grande, por isso a necessidade de ter uma concessionária para trabalhar a marca no Maranhão. "Por mês, só em São Luís, acreditamos que conseguiremos vender 500 veículos. Em Imperatriz, a venda deve chegar a 300 carros por mês", afirmou Daniel Corrêa.
Mesmo antes de inaugurar as lojas, a concessionária Hyundai de São Luís do Grupo Power Motors vendeu 25 veículos no mês passado.

Frota nova - O Maranhão é reconhecido por ter uma frota de veículos relativamente nova. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), 35% do total de carros que circulam diariamente nas vias do estado foram fabricados de 2011 a 2014, porcentagem muito parecida com a de São Luís, que é de 33% da frota.
O interesse do consumidor maranhense pelos carros importados da montadora, Daniel Corrêa atribui ao fato de a Hyundai aliar tecnologia de ponta a preços acessíveis. "Os importados da Hyundai têm preços que competem tranquilamente com os carros nacionais. Além disso, a tecnologia de ponta utilizada pela montadora é outro atrativo. Então acho que o maranhense estava com saudades do carro da Hyundai", declarou.

Investimento - O investimento feito pelo empresário para representar a marca de importados no Maranhão vai movimentar até R$ 120 milhões por mês em volume de negócios no estado e o líder de vendas deve ser o i30. Em sua nova configuração, o hatch médio ganhou novo motor 1.8, a gasolina e propulsor de 150 cavalos, custando R$ 65 mil.
"A empresa está chegando com bastante força no Maranhão, com capacidade para atender toda a demanda", afirmou Daniel Corrêa.
Além da venda de veículos, a montadora está instalando oficina para atender aos clientes, já que a busca por serviços de manutenção da linha de importados é alta. Somente para amanhã, quando a unidade de São Luís será inaugurada, 15 clientes já agendaram atendimento. A falta de uma oficina especializada foi outro problema identificado pela Hyundai no Maranhão.
"Existe um mito no Brasil de que comprar carro importado não é vantajoso por causa da dificuldade de encontrar oficinas especializadas, e aqui no Maranhão a montadora recebeu uma avaliação muito negativa, por isso também a decisão de abrir três novas concessionárias", explicou Daniel Corrêa.
Ainda segundo Daniel Corrêa, o pátio circulante de carros importados da Hyundai no Maranhão é muito grande, havendo uma demanda reprimida de clientes, muitos dos quais já têm um carro da montadora.
"As concessionárias que estamos inaugurando têm a função de resolver esse problema e atender toda essa demanda a pedido da montadora, por isso, são três lojas simultâneas", reafirmou o CEO do Grupo Power Motors.

Números


1,252 mi É a frota de veículos do Maranhão

333.376 É a frota de veículos em São Luís

500 Veículos é a expectativa de vendas mensais do Grupo Power Motors em São Luís

300 Veículos é a expectativa de vendas mensais do Grupo Power Motors em Imperatriz

Nenhum comentário: