sexta-feira, 11 de abril de 2014

Energia da Bahia no palco do TAA

Energia da Bahia no palco


O Balé Folclórico da Bahia será apresentado amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, com o espetáculo Herança Sagrada.


Foto: Divulgaçao
O Balé Folclórico da Bahia

Companhia profissional de dança folclórica, o Balé Folclórico da Bahia está em São Luís e fará duas apresentações, amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). A companhia comemora seus 25 anos de existência e cumpre turnê neste mês de abril. O espetáculo a ser apresentado chama-se Herança Sagrada - A Côrte de Oxalá, inspirado em rituais do candomblé. A direção é de Vavá Botelho.
A turnê é inédita no Centro-Oeste, Norte e Nordeste e já passou por cidades como Rio Branco, Goiânia e Palmas. Depois de São Luís, haverá duas apresentações em Salvador, nos dias 25 e 26 de abril, no Teatro Castro Alves, fechando a programação comemorativa do mês da dança, a convite do próprio teatro. A turnê conta com o patrocínio de O Boticário.
Durante o espetáculo, os bailarinos mostram movimentos de alguns dos mais importantes rituais do candomblé, em uma coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro. A segunda parte do espetáculo reúne coreografias clássicas do repertório do balé, as quais traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, em puxada de rede, capoeira e samba de roda, além de afixirê, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira.
Os números, aplaudidos nos Estados Unidos, Europa, Caribe, África e nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, têm direção artística de José Carlos Santos e são apresentados ao longo de 90 minutos. "Esta turnê representa um trabalho árduo desenvolvido durante 25 anos pela companhia. Manter uma equipe que se dedica à dança em regime integral, com intenso preparo técnico, físico e muita pesquisa, é uma luta diária”, afirmou Vavá.
Este ano, já há apresentações agendadas para a Europa e Ásia. Dentro de sua programação comemorativa, a companhia ainda lançará um livro bilíngue repleto de registros fotográficos e com um amplo conteúdo de pesquisa, que conta a sua história e a da dança popular na Bahia e do Brasil. O Balé Folclórico da Bahia completou 25 anos no mês de agosto do ano passado e já se apresentou em mais de 200 cidades e 24 países.

Serviço


• O quê
Espetáculo Herança Sagrada - A Côrte de Oxalá, do Balé Folclórico da Bahia
• Quando
Amanhã, às 20h, e domingo, às 19h
• Onde
Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
• Ingressos
R$ 60,00 (plateia e frisa) e R$ 30,00 (demais setores)

Nenhum comentário: