quarta-feira, 9 de abril de 2014

Companhias apostam em projetos culturais do Estado MA

Eventos maranhenses ganham patrocínio incentivado


A Oi e o Oi Futuro anunciaram na última segunda-feira, dia 7, o resultado da seleção de projetos culturais para 2014, finalizando o processo de seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, iniciado em fevereiro. Nesta edição, foram beneficiados 113 projetos de 12 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, dança, intermídia, cultura popular, pensamento e tecnologia e novas mídias. A lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br

O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. Nesta edição, foram selecionados projetos culturais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará, Maranhão e Roraima. O Maranhão foi beneficiado com os projetos: Timon Junino e o Festival Guarnicê das Artes.
 
Timon Junino

Youtube


O Timon Junino trata-se de um grande evento folclórico na cidade de Timon, em comemoração ao período do São João e que reúne diversas atrações culturais. A festa que dura vários dias atrai milhares de timonense e pessoas vindas das cidades vizinhas, como Teresina, Parnarama, Matões e outras. Já o Festival Guarnicê de Cinema é um dos mais antigos festivais de cinema e vídeo do Brasil e foi criado em 1977. O evento ocorre em SL e recebe competidores de todo o Brasil que inscrevem seus trabalhos como filmes de curta, média e longa-metragens, nos formatos 8mm, 16mm e 35mm, em mostras informativas e competitivas. Saiba mais sobre como participar clicando aqui.
Festival Guarnicê de Cinema

Blog do Ned

“A empresa reafirma seu papel como uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira, apoiando projetos em todas as regiões do país, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional, viabilizando experiências artísticas inovadoras e garantindo longa vida a eventos já tradicionais”, diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do nstituto de responsabilidade social da companhia.


Seleção

Entre os destaques desta edição estão projetos que preveem a produção de conteúdos digitais multiplataforma, favorecendo a circulação da produção cultural brasileira e a democratização do acesso à cultura. É o caso de projetos como o Dança.MOV, que vai usar a tecnologia para espalhar vídeos de dança pelo Rio de Janeiro; e o projeto Polissonorum, que inclui a produção de um aplicativo com experimentações sonoras. A tecnologia também marca iniciativas como o Amazônia Mapping Festival, que vai promover intercâmbio entre artistas do Pará e de outros estados, e o Salão Xumucuís de Arte Digital, pioneiro em arte e tecnologia na região Norte, entre outros.

Outra ênfase da seleção é em festivais em áreas como audiovisual, música, artes cênicas e cultura popular, caracterizados pela mobilização de público e a democratização do acesso à cultura, na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos, estão o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), Goiânia Mostra Curtas, CineCeará, Música Para Todos (PI), Jam no Mam (BA), Vivadança (BA), Virada Sustentável 2014 (SP) e outros. Também há manifestações culturais de relevância regional como o Guarnicê das Artes (MA), a Boa Vista Junina (RR) e a Feira do Livro de Porto Alegre.

Programação dos centros culturais

Entre os destaques do edital 2013/2014, estão grandes nomes das artes visuais contemporâneas, como o carioca Daniel Senise e a finlandesa Eija-Liisa Ahtila, que fará sua primeira exposição no Brasil. Nas artes cênicas, há o espetáculo “Krum”, com a atriz Renata Sorrah e o diretor Marcio Abreu encenando texto do israelense Hanouch Levin, inédito no Brasil; a adaptação inédita para os palcos do filme “Depois do Ensaio”, de Ingmar Bergman; a montagem de “O Homem Elefante”, que inspirou o cultuado longa-metragem de David Lynch, assinada pela diretora paulista Cibele Forjaz; entre outros.

Na música, a novidade fica por conta dos projetos Polos, que vai combinar a produção de videoclipes inéditos a uma série de shows de artistas que estão despontando na cena musical nacional, e Vozes do Brasil, que vai reunir em Belo Horizonte dez shows-encontros com nomes como Arnaldo Antunes e Pélico, Pato Fu e Tulipa Ruiz, Zélia Duncan e Marcelo Jeneci, entre outros.

Nenhum comentário: