quarta-feira, 19 de março de 2014

Serviço de ampliação do aeroporto de São Luís continua em ritmo lento

Apenas 16% das obras, iniciadas em agosto de 2013, estão prontas.


Foto: Biaman Prado

As obras de ampliação do Aeroporto Marechal Cunha Machado, no bairro Tirirical, em São Luís continuam, porém em ritmo lento. Apenas 16% da construção estão concluídas, apesar do início das atividades em agosto do ano passado. Os serviços de melhorias devem ser concluídos e entregues no segundo semestre deste ano, conforme previsão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Com as obras, a capacidade de passageiros do terminal deve ser ampliada em 2,5 milhões. Passando de 3,4 milhões para 5,9 milhões de pessoas por ano.
Algumas áreas com as intervenções iniciadas podem ser identificadas ao longo do trajeto realizado pelos usuários que utilizam o aeroporto da capital maranhense. No estacionamento e no forro do teto no saguão do terminal de passageiros estão sendo feitos reparos. Apesar das intervenções, as obras seguem devagar. De toda a nova estrutura que deverá ser entregue no fim deste ano, somente 16% já foi concluída pelos operários da Marcozzi Construções Ltda., a empresa vencedora do processo licitatório da obra que iniciou os trabalhos no fim do ano passado.
Ainda por causa da reforma, o aeroporto de São Luís tem operado abaixo da capacidade operacional, que é de 3,4 milhões de passageiros por ano. O terminal teve movimento de 1,8 milhão de passageiros em 2013. Uma queda de 12,6%, segundo dados da empresa pública. Apesar do atraso nas obras, a Infraero afirmou que constantemente faz o acompanhamento do trabalho da empresa contratada de forma que os trabalhos sejam realizados dentro do prazo previsto.

Obras - O serviço de intervenção, reparo e ampliação do terminal contempla a instalação de quatro módulos operacionais, que juntos permitirão a ampliação do aeroporto da capital. Essas composições operacionais são estruturas de fácil instalação e cumprem funções semelhantes àquelas já existentes nos terminais de passageiros.
Essas composições serão fixadas nas futuras áreas de embarque e de desembarque, a serem instaladas ao lado do antigo prédio da administração e ao lado do atual terminal de passageiros, respectivamente. O novo saguão de check-in se localizará na frente do antigo prédio administrativo. E por fim, o check-out funcionará atrás do antigo prédio da administração.
Com a instalação dos módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil metros quadrados para 11,1 mil metros quadrados. No momento, está sendo feita a instalação do forro com PVC no saguão do terminal de passageiros, além da adequação do terraço panorâmico com vista para o pátio de aeronaves e pistas de pousos e de decolagem. As melhorias compreendem ainda a instalação de novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem dos passageiros. Para a obra, o custo total do investimento foi de R$ 14,5 milhões, de acordo com a Infraero.
Apesar das obras, a Infraero afirma que os embarques e os desembarques diários não estão sendo prejudicados com atrasos ou cancelamentos. No fim da reforma é planejada a operação de mais voos domésticos diários pelo aeroporto.

Nenhum comentário: