segunda-feira, 24 de março de 2014

São Luís atrai cada vez mais estudantes intercambistas; 50 vêm para a capital por ano

Cultura e boa receptividade dos maranhenses são os principais atrativos para os estrangeiros.


Andressa Valadares
Da equipe de O Estado

 
Foto: Flora Dolores

São Luís tem atraído muitos intercambistas de todo o mundo nos últimos anos, transformando-se em um dos principais roteiros para quem deseja conhecer novas culturas e viver experiências diferentes. Para mostrar como anda esse mercado na capital, foi realizada, no sábado, a 2ª Feira de Intercâmbio, no American Flat, Ponta d’Areia. A feira, que teve sua primeira edição no ano passado, reuniu representantes de 10 países, que falaram sobre os programas de intercâmbio e sobre ter a capital maranhense como uma das principais rotas do Norte/Nordeste para esses programas.
Atualmente, São Luís recebe, pelo menos, 50 intercambistas por ano, e manda de 300 a 500 estudantes para programas de intercâmbio no exterior. Esse aumento na procura pela cidade é em razão, sobretudo, ao trabalho de divulgação e à cultura local. “São Luís está entre as principais capitais que recebem pessoas de fora para programas de intercâmbio. É uma aposta no potencial e na divulgação da cidade. Mas, o que mais atrai intercambista para cá é o povo maranhense, a nossa cultura, que sempre conquista quem é de fora”, afirmou Antônio Bacelar, proprietário da Via Mundo, agência de intercâmbio e turismo responsável pela 2ª Feira de Intercâmbio.
Quem teve a oportunidade de vir para São Luís por meio de programas de intercâmbio disse que a experiência cultural é única e que a cidade é bastante acolhedora. Foi o caso do dinamarquês Frederik Madsen, que está na capital há oito meses e afirmou que foi uma das melhores escolhas de sua vida. “Eu cheguei aqui e aprendi muita coisa. O Brasil, e principalmente São Luís, me mudou muito. Posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida”, destacou.
Representantes de países como Dinamarca, Estados Unidos, Irlanda e Argentina estiveram na capital maranhense para apresentar aos ludovicenses oportunidades de vivenciar novas experiências em outros países. Paul Kennedy, do King’s Group, grupo educacional britânico, esteve pela primeira vez em São Luís há 22 anos e disse que a cidade aumentou em 100% o seu potencial para receber intercambistas de todo o mundo. “É muito positivo o crescimento e a tendência é que cresça ainda mais. Há muito interesse nesse tipo de experiência cultural e também profissional fora do país”, disse Paul Kennedy.

Nenhum comentário: