quarta-feira, 26 de março de 2014

Cruzeiro francês atraca em São Luis trazendo 264 turistas

Cruzeiro L’Austral está previsto para atracar no Itaqui amanhã

Navio está de passagem pela costa brasileira, vindo de Fortaleza, e deve chegar ao Porto do Itaqui no início da manhã.

Foto: Marine Traffic

O cruzeiro L’Austral, do armador francês Compagnie du Ponant, está programado para atracar amanhã no berço 102 do Porto do Itaqui. O navio traz 264 turistas franceses, que estão em cruzeiro pela costa brasileira. Os visitantes têm prevista uma visita ao Centro Histórico e à Avenida Litorânea. Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fornecerá o material institucional sobre o Maranhão aos visitantes
O L’Austral é um navio de 11 mil toneladas, com 142,1 metros de comprimento, 18 metros de largura e capacidade para 264 passageiros e 140 tripulantes. O ano de construção é 2010 e registrado com bandeira das ilhas Wallis Futuna.
De acordo com os últimos registros da viagem, o L’Austral esteve no Porto de Santos (SP) no dia 13 deste mês, seguindo para o Rio de Janeiro (RJ) no dia 18 e passou por Recife (PE) no dia 23. O cruzeiro partiu ontem de Fortaleza (CE), com destino a São Luís e depois Belém (PA).
De acordo com a Oceanos Agência Marítima, empresa que vai coordenar a operação na Baía de São Marcos, o L’Austral chega à costa de São Luís de madrugada, por volta de 3h, com atracação no Porto do Itaqui prevista para 5h. Os turistas devem desembarcar no início da manhã para o city tour (passeio turístico pela cidade), pelo Centro Histórico e também pela Avenida Litorânea, atividade que ficará a cargo de uma agência turística local, a Maracá Viagens e Turismo Ltda.

Navio – Trata-se de um navio de cruzeiro com características de iate privativo (voltado para passageiros que apreciam discrição e pouca atividade social a bordo) com 132 camarotes fabricado pelo estaleiro italiano Fincantieri e considerado um Green Ship (construído de acordo com normas internacionais de respeito ao meio ambiente).
A embarcação oferece aos seus passageiros um teatro com 260 poltronas para concertos e shows tipo cabaré e palestras, biblioteca e acesso à internet, piscina, bares, lojas, salão confortável para o chá da tarde e música ao vivo à noite; video-game, cabeleireiro e academia de ginástica; Spa Carita of Paris com tratamentos e massagens.

Histórico – O Porto do Itaqui é de características industriais e, portanto, é rara a recepção de navios de passageiros. Em janeiro deste ano, estava prevista a passagem do navio Albatros em São Luís que estava em visita ao litoral Norte do país, com 168 turistas. A atracação no Itaqui, entretanto, foi cancelada pelas operadoras e o navio seguiu direto para Fortaleza (CE).
Para a eventual atracação do Albatros, dias antes foram mobilizadas equipes técnicas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap - gestora do Porto do Itaqui), Receita Federal, Polícia Federal, e da operadora turística que faria o receptivo dos turistas.
Na ocasião, foi planejada uma recepção aos turistas com mostras da cultura local, a exemplo de danças típicas e artigos de culinária regional.

Nenhum comentário: