terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aeroporto de Barreirinhas fomentará o turismo nos Lençóis Maranhenses

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira debateram sobre o potencial da região.


Jock Dean
Enviado especial


Foto: Biné Morais
Os ministros Gastão Vieira e Izabella Teixeira

BARREIRINHAS - Após várias interrupções, as obras de construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Barreirinhas foram recomeçadas em janeiro deste ano. Com orçamento de quase R$ 5 milhões - recursos oriundos do Ministério do Turismo -, a obra deve ser concluída até o fim deste ano e o projeto em execução tem uma validade de 20 anos. A inauguração oficial do aeroporto será em março. A informação foi repassada ontem durante a visita do ministro Gastão Vieira, que foi à cidade acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Da estrutura prevista para o aeroporto, já estão prontas a pista de pouso e decolagens, as cercas de segurança e um terminal alternativo para atender os passageiros. Estão em construção a área onde ficará a brigada do Corpo de Bombeiros e o terminal de passageiros, que terá dois restaurantes, balcões de check-ins, esteiras para bagagens, entre outras estruturas. O projeto em execução prevê uma capacidade de atendimento de até 20 anos.
De responsabilidade do Município, o Aeroporto de Barreirinhas, ainda sem nome oficial, será inaugurado oficialmente em março em uma solenidade que contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, que não pôde estar na visita realizada ontem, por isso o adiamento da data da inauguração oficial.
No entanto, o aeroporto recebeu ainda ontem o primeiro pouso de um avião de grande porte, um Legacy 600 - aeronave bimotor executiva de médio porte e alcance intercontinental, com capacidade para transportar 12 ou 15 passageiros, utilizada para transporte de membros do governo brasileiro pela Força Aérea Brasileira (FAB). Foi na aeronave que os ministros Gastão Vieira e Izabella Teixeira chegaram a Barreirinhas na manhã de ontem.
A cidade de Barreirinhas tinha dois aeroportos. Um construído em 1950, cujas dimensões não atendiam mais às exigências da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), por isso teve que ser desativado. O outro, construído em 2008, só foi homologado este ano, após duas vistorias da agência. Na primeira, em setembro do ano passado, foi elaborado um laudo que apontou todas as adequações que deveriam ser feitas. A outra ocorreu em janeiro e verificou que o aeroporto tinha condições de começar a operar.

Visita - Os ministros Gastão Vieira e Izabella Teixeira, além do presidente do Conselho da CVC Turismo, Guilherme Paulus, visitaram a cidade de Barreirinhas na manhã de ontem e discutiram ações que impulsionem o turismo na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com a homologação do Aeroporto de Barreirinhas, que agora pode operar voos comerciais, a expectativa é de que o número de visitantes triplique na região. Uma parceira entre os dois ministérios vai garantir o desenvolvimento do turismo de forma sustentável.

Comitiva - A comitiva ministerial foi recepcionada no aeroporto da cidade pelo prefeito Léo Costa (PDT), o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, o secretário Municipal do Turismo, Sérgio Dória, além de diversas autoridades e representantes do trade turístico local. Como a cidade de Barreirinhas, localizada a 265 quilômetros de São Luís, é considerada a capital nacional do parque, que é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. A visita contou ainda com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentim.
Primeiramente, foi visitado o novo Aeroporto de Barreirinhas. Construído em 2008, somente em janeiro deste ano ele foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), recebendo autorização para operar voos de até 40 passageiros, mas para isso, a Prefeitura precisou atender algumas exigências da Anac como desativar o antigo aeroporto da cidade, construído em 1950, melhorar a infraestrutura de segurança do novo aeroporto e construir um terminal de passageiros alternativo que atenda os visitantes até que as obras do terminal definitivo sejam concluídas.
O prefeito da cidade, Léo Costa, destacou que o aeroporto vai tirar Barreirinhas do isolamento, intensificando o turismo na região. "Antes, nós tínhamos como única porta de entrada a BR-402, que está interrompida em alguns trechos. Agora, quem está em São Luís poderá chegar à cidade em apenas 20 minutos pela via aérea. Com isso o fluxo de turistas vai crescer na cidade, por isso já estamos estudando a possibilidade de criação de linhas aéreas que interliguem todos os municípios que integram a Rota das Emoções", afirmou.

Metas para o turismo são debatidas em reunião



O ministro do Turismo, Gastão Vieira, convocou o trade turístico local, além da maior agência de viagens do país, a CVC, para discutir ações que acelerem o início das operações de vôos comerciais no local. As medidas foram debatidas em reunião realizada na Casa do Turista.
Ele disse que será encaminhado à Anac o pedido de criação de linha aérea que interligue a cidade de Barreirinhas aos municípios de Fortaleza, Jericoacoara, Camucim, Parnaíba, além de São Luís. As cidades são algumas das principais portas de entradas de turistas na região dos Lençóis. "Nós já iniciamos conversas com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras no sentido da criação dessas linhas aéreas, pois esta é um tipo de operação onde não há prejuízo para a empresa, visto que o Governo Federal indeniza até 40% dos assentos não ocupados durante o vôo", destacou o ministro do Turismo.
Com a homologação do Aeroporto de Barreirinhas, a previsão é que o número de visitantes triplique já este ano, segundo Guilherme Paulus. Ele informou que em 2013, mais de 10 mil pessoas visitaram a cidade. "Nós já temos um roteiro pronto que é feito de ônibus. O aeroporto vai encurtar a distância entre Barreirinhas e outras localidades, além de tornar o acesso mais cômodo e rápido, e com certeza vai gerar um incremento no número de visitantes, mas somente no próximo ano é que teremos este trabalho pronto para ser consolidado", declarou.
Atualmente, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe turistas, sobretudo da cidade de São Paulo, além de outros estados das regiões Sul e Sudeste do país. O objetivo agora é também fortalecer o turismo regional, atraindo visitantes de cidades como Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE) e da capital maranhense.

Desenvolver o turismo sustentável será o grande desafio de Barreirinhas



Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira alertou para a necessidade de preservação na região dos Lençóis Maranhenses.

Porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, área que abriga diversos ecossistemas que estão sob proteção da política ambiental do Governo Federal, a cidade de Barreirinhas terá como grande desafio impulsionar o turismo na região sem descaracterizar a cultura da região. Esse foi o alerta da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante visita à cidade. Ela se reuniu com representantes do governo estadual, ambientalistas e populações tradicionais para discutir as necessidades da região.
Antes da reunião que aconteceu na Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Izabella Teixeira fez um sobrevoo de helicóptero pelo Parque Nacional dos Lençóis acompanhada do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do prefeito de Barreirinhas, Léo Costa. Ela se disse encantada com riqueza da biodiversidade da região. "Nós vimos áreas de restinga, veredas, comunidades de pescadores artesanais. Esta é uma região de um conjunto ecológico muito interessante e de representatividade única no país, por isso precisamos ter muito cuidado na exploração da área", ressaltou.

Cobrança - Durante reunião com ambientalistas, representantes do Governo do Estado e das comunidades tradicionais, Izabella Teixeira lembrou que a exploração do turismo na região vai depender do compromisso da Prefeitura com a ocupação do solo urbano no entorno do parque. "Nós precisamos conciliar o uso da região com uma política que não descaracterize a cultura local, por isso foi criado um conselho consultivo que vai estudar os mecanismos para propiciar o turismo sustentável na área", explicou.
Para isso, ela disse que é necessário fazer um levantamento das populações tradicionais para identificar quem realmente tem direito a morar no Parque Nacional dos Lençóis, trabalho que deve ser feito pelo Município durante o desenvolvimento do pólo turístico. "Temos áreas que estão bem mais preservadas que outras dentro do parque, por isso temos que ter cuidado neste trabalho de identificação das atividades realizadas na região para medir o impacto ambiental que elas causam e encontrar um meio de garantir que os Lençóis sofram o mínimo possível com a intervenção humana", alertou Izabella Teixeira.

Mais


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em terras devolutas pertencentes à União através do Decreto
Nº 86.060, emitido em 2 de junho de 1981 pela Presidência da República. Localizado na Microrregião dos Lençóis Maranhenses, o parque tem um perímetro de 270 quilômetros e 156.584 hectares de área.

Números


1.500 metros é a extensão da pista do Aeroporto
de Barreirinhas
30 metros é a largura da pista do Aeroporto
de Barreirinhas
5 quilômetros de cerca foram construídos para garantir a segurança dos passageiros
40 passageiros é a capacidade das aeronaves que estão autorizadas a operarem no aeroporto

Nenhum comentário: