quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Plano do MME prevê a construção de gasoduto do Maranhão ao Pará





Um gasoduto de 697 quilômetros de extensão, saindo do município maranhense de Santo Antônio dos Lopes até Barcarena, no Pará, está previsto no Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat) 2013-2022.
O documento foi colocado em consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia até o dia 26 de fevereiro, quando se encerrará o prazo para comentários e sugestões.

De acordo com o Pemat, essa nova malha de dutos para gás natural foi identificada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com base na demanda potencial de 4,6 milhões de m³/dia na região de Barcarena/PA e da oferta potencial de gás natural não associado na Bacia do Parnaíba/MA.

A alternativa de gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA - Barcarena/PA tem seu atendimento baseado, majoritariamente, em Recursos Não Descobertos (RND), visto que boa parte dos Recursos Descobertos (RD), que compõem a Oferta Potencial da Bacia do Parnaíba/MA-PI, já está comprometida com o atendimento à termelétrica a gás natural da Eneva.
Alternativas - Segundo o documento, há duas alternativas de traçado do gasoduto. O Corredor 1 inicia seu trajeto no ponto de oferta de gás natural situado nas proximidades da sede municipal de Santo Antônio dos Lopes (MA), e termina no ponto de entrega situado na cidade de Barcarena (PA), percorrendo 724 quilômetros de extensão.

Ao longo de seu traçado,  o Corredor 1 abrange 33 municípios, sendo 12 situados em território paraense, e 21 situados no estado do Maranhão. Já o Corredor 2 abrange 53 municípios, sendo 15 situados em território paraense, e 38 situados no estado do Maranhão.

Tendo como base análise socioambiental, os estudos indicaram que o Corredor 2 apresentou melhor viabilidade ao projeto de duto (menor extensão, relevo mais suave e homogêneo, menor custo e dificuldades relacionadas à supressão vegetal).

Diante disso, a alternativa de gasoduto de transporte entre os municípios de Santo Antônio dos Lopes/MA e Barcarena/PA tem extensão total de 697 km e vazão máxima de gás natural de 4,6 milhões de metros cúbicos por dia. O objetivo é transportar o gás natural descoberto na Bacia do Parnaíba ao Complexo Industrial de Barcarena, onde as indústrias utilizam majoritariamente o óleo OC-A1 como combustível.

Mais
O Ministério de Minas e Energia espera publicar a versão definitiva do primeiro Pemat 2013 - 2022 até o 1º trimestre de 2014. O plano, quando concluído, se constituirá na primeira ferramenta de planejamento centralizado para o setor de gás natural.

Números
-R$ 2,7 bilhões É o custo estimado de construção do gasoduto de Santo Antônio dos Lopes (MA) até Barcarena (PA).

-697 km É a extensão do gasoduto que transportará gás natural da Bacia do Parnaíba ao Complexo Industrial de Barcarena.

-4,6 milhões De metros cúbicos por dia será a capacidade de vazão do gasoduto do Maranhão até o Pará.

Fonte: O Estado do Maranhão
 

Nenhum comentário: