quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

12ª universidade mais procurada no SiSU, UFMA tem 78 mil inscritos

Na universidade maranhense, são oferecidas 2.268 vagas para o primeiro semestre letivo.

 
 
Um total de 78.452 candidatos se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer às 2.268 vagas ofertadas para o primeiro semestre, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre as instituições mais procuradas pelos futuros universitários, a UFMA está na 12ª colocação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em todo o Brasil 2,5 milhões de alunos participam da seleção. Conforme calendário divulgado pelo SiSU, o período de matrícula da primeira chamada começa na sexta-feira, dia 17, e se estende até dia 21 deste mês.
Segundo o Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (Deoac- UFMA), a quantidade de inscritos nos 57 cursos ofertados pela entidade superou o número de candidatos registrados nos anos anteriores. Ainda de acordo com o Deoac, apesar da grande quantidade de inscrições, é estimado que todas as vagas estejam preenchidas até o fim da lista de espera. "Tendo como base o ano passado, a gente acredita que em meados do prazo da lista de espera 98% das vagas já estejam todas preenchidas", disse Raimundo Nunes Costa, diretor do Departamento de Organização Acadêmica.

Polos - Os campi do Bacanga, em São Luís, de Imperatriz, de Chapadinha e de Pinheiro foram os polos disponibilizados para as inscrições referentes ao primeiro semestre letivo regular de 2014. No total, 118.249 inscrições foram registradas para os diversos cursos da Universidade Federal do Maranhão por meio do SiSU. Segundo a Deoac, essa quantidade compreende as duas alternativas de graduação que cada candidato poderia optar.
Com 1.852 vagas, o campus do Bacanga, na capital, foi a que mais disponibilizou vagas aos candidatos, representando também o polo com maior volume de inscrições, com 56.042. Ainda na Cidade Universitária, o curso de bacharel em Administração foi o mais procurado pelos estudantes, 5.996 alunos optaram pela carreira. Os cursos de Zootecnia, Pedagogia e Medicina também foram os mais procurados nos polos de Chapadinha, Imperatriz e Pinheiro, respectivamente.

Expansão - Conforme Rosário Braga, membro da Comissão de Criação e Implantação dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Maranhão, a instituição de ensino passa por uma expansão na oferta de cursos. No total, 12 novos cursos deverão ser implantados na entidade. "Estamos trabalhando para buscar a inauguração desses cursos o mais breve possível. Não podemos afirmar que os novos cursos já serão implantados no segundo semestre ou no início do ano de 2015. Mas estamos buscando estrutura para isso acontecer", frisou.
Ainda segundo Rosário Braga, dois novos cursos serão inaugurados no primeiro semestre deste ano e por isso foram disponibilizados nessa edição do Sisu. Um curso de Medicina foi instaurado nos campus de Imperatriz e outro no campus de Pinheiro. "Nós buscamos inaugurar cursos afins com o local ou com a demanda da área. Estamos planejando o curso de enfermagem para o campus de Pinheiro, porque já tem o curso de medicina e as estruturas são muito parecidas", complementou.
De acordo com o diretor do Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão, no segundo semestre o número de vagas deverá aumentar por causa da adição dos outros polos da UFMA, como os campi de Balsas, Bacabal, Grajaú, São Bernardo e Codó. "Deverão ser oferecidas no segundo semestre mais de 3 mil vagas, porque os outros campi também estarão com vagas", ressaltou Raimundo Nunes Costa.

Matrícula - A matrícula da 1ª chamada acontece de 17 a 21 deste mês, nas dependências dos campi. No caso dos alunos aprovados para a Cidade Universitária, as matrículas deverão ser feitas apenas no Centro Pedagógico Paulo Freire, no Bacanga. Os candidatos precisam levar os documentos originais e cópia da Identidade, CPF, prova de quitação do serviço militar, título de eleitor, certificado de conclusão do ensino médio ou de estudo equivalente e histórico escolar. Além disso, duas fotos 3x4 coloridas e recentes.

Nenhum comentário: