domingo, 29 de dezembro de 2013

Turistas continuam chegando de todas as partes para a virada do Ano Novo em São Luís

 

Visitantes ficam admirados com a área e elogiam cidade histórica; Praia Grande recebe número significativo de pessoas.

 
No último final de semana, o Centro Histórico atraiu muitos grupos de turistas. Nesse período de fim de ano, em que muitas pessoas estão de férias ou recesso, o principal ponto turístico de São Luís tem se destacado como opção de lazer e atrativo cultural. Entre os visitantes, alguns contaram que também escolheram passar a Virada do Ano na capital maranhense.
No sábado (28) e ontem, o movimento de ônibus e micro-ônibus transportando turistas na Praia Grande foi intenso. Além de excursões vindas de municípios do interior do estado, também havia muitas pessoas de outras capitais. Com as orientações do guia turístico Wagner Valle, um grupo formado por baianos, paulistas, paraenses e uma família de portugueses visitou pontos como o Palácio dos Leões e o Beco Catarina Mina.

Abandono - Apesar do grande número de casarões abandonados e em péssimo estado de conservação, os visitantes disseram ficar encantados com o conjunto arquitetônico inscrito na lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Essa é uma cidade maravilhosa. Apesar de algumas coisas, está alcançando todas as nossas expectativas. Já estamos indo para Barreirinhas amanhã [hoje], mas queremos voltar sim a visitar São Luís”, afirmou a turista portuguesa Catarina de Carvalho García, que estava acompanhada do marido e da filha também de naturalidade lusitana.

Satisfação - O empresário paulista José Lino Gonçalves, que estava no grupo de turistas, também elogiou bastante a capital. Acompanhado da esposa e a filha, ele decidiu passar a virada do ano em São Luís em sua primeira viagem à cidade.
“São Luís é uma cidade que todo mundo fala muito bem em São Paulo, mas dificilmente as pessoas vêm para cá. Nos chamou a atenção o fato de ser uma cidade histórica fundada por franceses e com influência de holandeses e outros povos. Aqui, vimos que essa é uma cidade bonita e o pessoal foi muito simpático e fomos bem acolhidos. Esperamos voltar logo e várias vezes”, declarou.

Mais


O acervo arquitetônico do Centro Histórico de São Luís é formado por:

1.342 imóveis tombados pelo Iphan

5.600 imóveis fazem parte dos tombamentos estadual e municipal feitos respectivamente pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Maranhão (DPHAP) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH)

Nenhum comentário: