quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cidade de Bacabal pode ganhar um curso de Medicina


Cidade foi uma das pré-selecionadas pelo MEC, como parte do programa Mais Médicos, realizado pelo Governo Federal

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de municípios que devem receber novos cursos de Medicina oferecidos por instituições privadas, a partir de 2015. Ao todo, 42 cidades foram pré-selecionadas e Bacabal, na região do Médio Mearim, foi a única cidade no Maranhão escolhida. A ampliação dos cursos é uma das medidas do programa Mais Médicos.
"O programa Mais Médicos não é só para provimento de médicos nas regiões que mais precisam. Ele promove a ampliação das vagas em Medicina, dando mais oportunidades de formação. A democratização do acesso ao ensino é fundamental para ampliar a oferta de profissionais e melhor distribuí-los", explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Contudo, a pré-seleção não indica que o curso será implementado. Antes, uma comissão de especialistas do MEC visitará cada uma das cidades para verificar a estrutura de equipamentos públicos e os programas de saúde existentes no município.
Para chegar a esse ponto, os municípios tiveram que passar por três etapas de caráter eliminatório. Primeiro, a cidade tinha que ter, pelo menos, 70 mil habitantes, e não possuir nenhum curso de medicina. Capitais também ficaram de fora. Depois, foi observada a estrutura médica presente na cidade: número de leitos disponíveis; número máximo de três alunos por equipe de atenção básica; existência de leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro; existência de pelo menos três programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias; adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde; existência de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); existência de hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino e a existência de hospital com mais de 100 leitos exclusivos para o curso. Por último, foi analisada a capacidade de melhorias dos serviços e programas de saúde em cada município.

Cursos - O Maranhão tem três cursos de Medicina em funcionamento, dois em São Luís (um público e outro privado) e um na cidade de Caxias (público). Para março de 2014, está previsto, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz, o início das aulas de mais um curso. Pinheiro também deve receber uma turma de medicina da universidade federal em 2014, e, de acordo com o próprio ministro da educação, Aloizio Mercadante, a cidade de Bacabal também deve receber, em 2015, uma turma do curso de Medicina da UFMA.
"O curso [em Imperatriz] já é uma realidade na cidade. Os técnicos de laboratório já foram selecionados e estão passando por treinamentos. Os professores farão o seletivo no próximo mês", informou o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Nenhum comentário: