terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Árvore de Natal com mais de 150 mil lâmpadas é ligada na Maria Aragão


  
Microlâmpadas de LED foram acesas de forma seqüenciada
Microlâmpadas de LED foram acesas de forma seqüenciada
A menos de duas semanas para o Natal, São Luís já vive a magia das luzes. Anjos com trombetas, velas, estrelas, sinos, árvores e demais símbolos sacros, que anunciam o nascimento de Jesus Cristo, estão espalhados por todos os cantos. Na noite de ontem, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em companhia de demais autoridades, abriu oficialmente a temporada natalina. Ela foi marcada pela inauguração da árvore de Natal instalada na Praça Maria Aragão, que custou R$ 1, 5 milhão.

O gestor municipal chegou à Praça Gonçalves Dias, no Centro, onde foi o ponto de concentração do evento, acompanhado da esposa, Camila Braga e demais secretários municipais. Ele falou que a decoração da cidade foi feita com um custo bem baixo em relação ao ano anterior. As luzes ficarão acessas até a noite do dia 31 de dezembro e além da árvore da Maria Aragão, mais sete árvores foram montadas pela cidade.

O Centro Histórico recebeu toques natalinos como anjos, sinos e estrelas. “Não devemos esquecer o verdadeiro sentido do natal que é o amor a Cristo”, frisou o prefeito Edivaldo Holanda.

A funcionária pública, Ana Silva, de 45 anos, declarou que a decoração da Ilha não perde em beleza para nenhuma outra cidade do nordeste. “Recentemente estive em uma cidade nordestina e observei a decoração, no entanto, a nossa está mais bonita”.

A árvore foi acessa ao som do Coral São João. Ela tem 36 metros de altura e ganhou o brilho de 153.600 microlâmpadas de LED, acesas de forma seqüenciada. No alto da estrutura, uma estrela de oito pontas iluminadas por micro strobos e flashes de luzes. Todo o sistema de iluminação da árvore é comandado por uma central de controle digital.

Além desta árvore, ainda há outras com 18 metros de altura que estão espalhadas nas rotatórias da Forquilha, Calhau, São Francisco, Bacanga e Aeroporto Cunha Machado como em outros pontos da cidade. A iluminação é em LED e controlada por intermédio de computadores.

Pontos de luz
Os prédios públicos estão iluminados. A fachada do Palácio dos Leões, sede do governo do estado, tem iluminação controlada por 12 canhões de luz multicoloridas. Alguns momentos, eles refletem imagens que lembram os símbolos sacros. Enquanto, o La Ravardiére da Prefeitura foi decorado com microlâmpadas e as colunas com cortinas de luz de uma ponta a outra. Até mesmo, as árvores da pracinha ganharam pontos luminosos. O Tribunal de Justiça ainda não entrou no clima natalino apenas uma luz violeta está refletido na fachada desse órgão.

Guirlandas e estrelas luminosas estão distribuídas por várias empresas particulares e escolas de São Luís. Já os enfeites instalados ao longo da extensão das duas principais pontes da cidade, José Sarney e a Bandeira Tribuzzi, tem chamado a atenção das pessoas, principalmente, no período da noite quando as luzes são acesas. São anjos, estrelas, sinos e dentre outros símbolos sacros compostos por várias microlâmpadas de LED e coloridas.

A iluminação pode ser vista a quilômetros como pequenos pontos de luz e nas proximidades são visíveis claramente os adornos natalinos. Há uma casa de madeira, na cabeceira da Bandeira Tribuzzi no sentido Jaracati – Camboa, que está toda iluminada por cerca de mais cinco mil pisca – pisca e microlâmpadas.

Quem também está no clima do Natal são as praças da cidade. Em cada poste da Benedito Leite há um ornamento natalino como ainda na Gonçalves Dias, Dom Pedro II e na João Lisboa. Em se tratando das praças do Pantheon e da Deodoro, ambas localizadas no Centro, até o momento não foram decoradas.

Segundo a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – São Luís), esses dois logradouros receberão uma decoração especial de luzes e um Papai Noel fixo para fazer a alegria das crianças e até a segunda quinzena de dezembro esteja aberto ao público.

Pontos iluminados
Praça Maria Aragão: uma árvore de Natal com 36 metros de altura iluminada por 153.600 microlâmpadas de LED sendo comanda por uma central de controle digital
Rotatórias: Forquilha, Calhau, São Francisco, Bacanga e Aeroporto Cunha Machado com árvores de natal de 18 metros de altura e iluminadas sob o comando de um controle digital
Praças: Benedito Leite, João Lisboa, Gonçalves Dias estão com adereços luminosos
Prédios públicos: Palácio dos Leões e La Ravardière com microlâmpadas em LED
Logradouros: subida do Palácio dos Leões e Centro Histórico: adereços natalinos iluminados
Pontes: José Sarney e Bandeira Tribuzzi iluminadas por adereços como anjos, velas, estrelas e dentre outros artigos natalinos

Nenhum comentário: