quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Videomonitoramento registrou 1.588 ocorrências em quatro meses

´
 
Acidentes de trânsitos estão na segunda colocação no ranking das ocorrências mais registradas de julho a outubro em São Luís.
 
A Central de Videomonitoramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) registrou 1.588 ocorrências de diversas naturezas em São Luís nos últimos quatro meses. Grande parte dessas ocorrências são acidentes de trânsitos, causados, na maioria das vezes, por imprudência de motoristas e por desrespeito às leis.    
Somente no último fim de semana, as câmeras de videomonitoramento flagraram 22 acidentes de trânsito em ruas e avenidas da capital maranhense e em dois deles foram registradas mortes. No restante dos casos, houve feridos e danos materiais.

Dados - As câmeras instaladas nas principais avenidas e bairros da cidade têm potencializado a ação da Polícia Militar (PM) na solução de ocorrências. De janeiro a julho deste ano, foram feitos 941 acionamentos de viaturas da corporação pela Central de videomonitoramento. Somente no mês passado, a polícia precisou intervir em 257 casos, que resultaram em conduções para alguma delegacia.
Os acidentes de trânsitos aparecem na segunda colocação no ranking das ocorrências mais registradas de julho a outubro na capital pelas câmeras de videomonitoramento da SSP. Foram 353 acidentes nas vias de São Luís, o que representa aproximadamente 22% de todas as ocorrências registradas nesse período. Julho registrou 48 acidentes; agosto, 71; setembro, 129, e em outubro foram registrados 105 acidentes de trânsito.
Os dados mostram ainda que, nesses quatro últimos meses, foram registrados 89 acionamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM), 88 chamados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 39 conduções de veículos ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e 103 pessoas conduzidas para distritos policiais.

Avaliação - Atualmente, 105 câmeras funcionam em pontos estratégicos de São Luís. De acordo com o major Osmar Alves, diretor operacional da PM no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a implantação desses equipamentos de segurança contribuiu diretamente para combater a criminalidade na capital.
"Nunca podíamos imaginar que a implantação das câmeras fosse dar resultados tão positivos como estão dando. Elas estão nos ajudando a prender muita gente e muitos crimes apenas foram resolvidos por causa da ajuda das câmeras", avaliou o major Osmar.

Expansão - O projeto de expansão do serviço prevê a instalação de 195 novos equipamentos, totalizando 300 dispositivos. De acordo com o titular da SSP, Aluísio Mendes, a previsão inicial era de que as novas câmeras estivessem em funcionamento até o fim deste ano, no entanto, caso isso não seja possível, o prazo será estendido para abril do próximo ano.
"Hoje, nós temos 105 câmeras no sistema de segurança pública e mais cinco na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão. Nosso projeto é de que tenhamos 300 câmeras, somando com aquelas que serão instaladas na Cidade Olímpica e no Coroadinho, que também receberão USC ainda este ano", disse Mendes.

Nenhum comentário: