quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Maranhão tem grande potencial de crescimento em logística, diz Abras

Presidente da Associação Brasileira de Supermercados destaca o fato de o estado reunir infraestrutura completa de rodovias, ferrovias e portos

Ribamar Cunha
Subeditor de Economia

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Fernando Yamada, afirmou que o Maranhão tem grande potencial de crescimento, sobretudo na área de logística, uma vez que reúne infraestrutura completa de rodovias, ferrovias e portos. "É um estado escoador, de enorme potencial para se desenvolver", assinalou.
Fernando Yamada fez essa avaliação positiva acerca das potencialidades do estado durante participação na solenidade de entrega do troféu Carrinho de Ouro, evento promovido pela Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), realizado sábado passado, na Fábrica de Recepções.
E é justamente a questão de infraestrutura um dos dois principais gargalos do setor supermercadista, segundo o presidente da Abras. Ele disse que a deficiência da logística no Brasil, especialmente no norte do país, encarece os produtos por causa das dificuldades de escoamento.

Crescimento - "O Brasil está crescendo e o setor supermercadista, com o problema de logística, acaba não podendo prestar um bom serviço, porque os produtos ficam caros, devido a problemas de acesso", criticou Fernando Yamada.
O outro gargalo apontado pelo presidente da Abras é a elevada carga tributária, que onera todas as cadeias produtivas do país. Para Fernando Yamada, o setor está sendo usado apenas para corresponder à captação de tributos e repassar ao Governo Federal.
Apesar desses dois gargalos e de impactos conjunturais da economia, a atividade supermercadista deve crescer 4% este ano, ante os 3,5% que estavam projetados. O resultado acima do esperado é atribuído pela Abras ao incremento de 9% na massa salarial, quando se estimava entre 7% e 8%.
Com faturamento anual de cerca de R$ 250 bilhões, o setor supermercadista responde por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A atividade reúne mais de 82 mil lojas e gera 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: