sábado, 2 de novembro de 2013

Grupo japonês Sojitz anuncia investimentos no Terminal de Grãos do Maranhão

 
Grupo japonês, em comunicado divulgado esta semana, afirma que realizará investimento na Cantagalo General Grains S.A.
 
SÃO PAULO - O grupo japonês Sojitz Corporation anunciou esta semana que realizará um investimento na empresa brasileira de agronegócio Cantagalo General Grains S.A e em sua subsidiária CGG Trading S/A para aumentar as exportações de produtos alimentícios ao mercado asiático. Segundo um comunicado do grupo, a Sojitz e CGG planejam investir no porto de Itaqui, no Maranhão, onde a empresa brasileira possui silos e terras agrícolas.
O montante do investimento não foi revelado. A CGG Tradind S.A., uma das quatro empresas arrendatárias do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), projeto em fase de implantação na zona portuária de São Luís, informou em julho de 2012 que prevê movimentar um volume de até 1,5 milhão de toneladas (t) de soja, milho e algodão, o que deve representar um crescimento de até 50% em relação à safra 2011/12 (primeiro ano de atuação da empresa), que alcançou a marca de 1 milhão/t.

Negócios - De acordo com o informativo da Sojitz, a maioria das cargas de grãos procedentes do Brasil parte de portos do sul do país, dada a escassez de infraestruturas para tramitar as operações de carga e descarga.
Com a finalização do terminal de Itaqui, que já está em construção, as duas empresas esperam encurtar o tempo de carga e a rota de transporte de grãos até o mercado da Ásia.
Em virtude do acordo com a Sojitz, ambas as empresas pretendem melhorar a qualidade do solo cultivável, expandir esse terreno até 200 mil hectares e também o volume do grão cultivado, com uma meta de até 6 milhões de toneladas ao ano a partir de 2020.
Desta forma, a Sojitz pretende dar prioridade à compra de grão (soja, milho, trigo e outros) da CGG para vendê-lo na China (país que importa 70% do grão de soja do mundo), Japão e outros mercados asiáticos. De acordo com o comunicado da Sojitz, o objetivo é aumentar o volume exportável de grãos que maneja até 10 milhões de toneladas de produtos em 2020.

Tegram - Os contratos de arrendamento do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) foram assinados no início de fevereiro de 2012, marcando a criação do empreendimento que promete elevar o setor portuário maranhense à lista dos 10 maiores portos do mundo, com uma movimentação de produtos agrícolas da ordem de 5 milhões/t/ano na primeira fase, prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2013.
O terminal terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase, prevista para 2019.
O Porto do Itaqui (onde está sendo implantado o Tegram) movimenta atualmente 2,5 milhões de toneladas de grãos/ano. Em princípio, a movimentação de grãos será feita pelo berço 103, já existente, e para a segunda fase será utilizado o berço 100, cuja obra será concluída no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário: