terça-feira, 26 de novembro de 2013

Novela gravada em São Luís ganha o prêmio Emmy Internacional

"Lado a Lado", da TV Globo, vence Emmy Internacional de melhor telenovela
 
 
As ruas de São Luís receberam 100 profissionais da TV Globo que transformaram a cidade no Rio de Janeiro do início do século XX.
Assista o making off das gravações no Maranhão  AQUI
   
A novela "Lado a Lado", da TV Globo, recebeu na noite desta segunda-feira em Nova York o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela, após desbancar a favorita "Avenida Brasil", da mesma emissora, na 41ª edição da premiação.
"Lado a Lado", dirigida e produzida por Vinícius Coimbra e escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga, também disputou o prêmio com a canadense "30 Vies" e com "Windeck", de Angola.
Fernanda Montenegro vence Emmy Internacional de melhor atriz

Protagonizada por Camila Pitanga e Marjorie Estiano, a novela, ambientada no início do século XX, narra a história de amizade entre duas mulheres de classes sociais distintas: uma filha de uma baronesa e uma jovem escrava.
Com o prêmio, o Brasil se tornou o país dominante nessa categoria desde a sua criação em 2008. Em 2012 o Brasil venceu com "O Astro" e, em 2009, com "Caminho das Índias", todas elas produções da TV Globo.
A 41ª edição do Prêmio Emmy Internacional teve, além disso, outro momento importante para a televisão brasileira, com Fernanda Montenegro recebendo a estatueta de melhor performance feminina por seu trabalho no especial de fim de ano "Doce de Mãe", também da TV Globo.

Lado a Lado e Fernanda Montenegro vencem no Emmy Internacional


Programas da TV Globo concorreram em cinco categorias; a novela Lado a Lado teve cenas gravadas em São Luís



SÃO PAULO- A novela Lado a Lado, da TV Globo, e a atriz Fernanda Montenegro venceram o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia de premiação ocorreu segunda-feira (25) em Nova York, nos Estados Unidos.
Lado a Lado disputou o prêmio de melhor telenovela com a conterrânea Avenida Brasil, com Windeck, de Angola, e com a produção canadense 30 vies (30 lives). De João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil já foi vendida para mais de cem países, enquanto Lado a Lado, de João Ximenes Braga e Claudia Lage, chega ao mercado internacional em 2014.
A novela premiada teve cenas gravadas em São Luís. As locações foram usadas para representar o Rio de Janeiro do início do século XX e conta a história de duas jovens à frente de seu tempo que lutam por amor e liberdade, em meio às transformações sociais.
As gravações em São Luís aconteceram em julho do ano passado e tiveram a participação de atores como Lázaro Ramos, Camila Pitanga e Zezeh Barbosa.Três caminhões, aproximadamente 20 toneladas, foram necessários para levar todo o material, inclusive uma carroça, do Rio para São Luís. Mais de mil cartazes com propagandas de época foram feitos para serem espalhados pelos cenários.

Atriz- Fernanda Montenegro venceu na categoria melhor atriz pelo especial de fim de ano Doce de Mãe, da TV Globo, no qual interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. Ela encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, por The Back Palace: Legend of Zhen Huan; com a britânica Sheridan Smith, por Mrs. Biggs; e com Lotta Tejle, da Suécia, por 30 Degrees in February.Considerada um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme Central do Brasil de 1999.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo.
Em declarações à agência EFE, Fernanda Montenegro reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação, é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor".
"Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", concluiu.
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940, adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood. Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Nenhum comentário: