quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Setor de Petróleo e Gás atravessa um excelente momento



De geólogos a oficiais de náutica, passando por engenheiros de perfuração e gerentes de plataforma, serão muitas as oportunidades que surgem no mercado de óleo e gás
De 2014 a 2017, o setor que vai liderar a atração de investimentos na indústria será o de petróleo e gás. Segundo o BNDES, em 4 anos, 458 bilhões de reais serão destinados a exploração e produção de óleo e gás, refino, distribuição e logística. A alta é de 47%, na comparação com o período de 2009 a 2013, e os dados são relativos aos pedidos de empréstimo ao BNDES e planos de negócios das empresas do setor, sobretudo a Petrobras.
E o pré-sal só representa uma pequena parcela desses investimentos projetados, segundo o BNDES. Isso significa que as cifras vão aumentar consideravelmente com a entrada do pré-sal nos cálculos dos investimentos. "Especula-se que serão 18 plataformas no Campo de Libra, então com certeza vai ter muita movimentação no mercado", diz Caio Mase, gerente da Robert Walters do Rio de Janeiro.
E com as atenções voltadas à exploração do Campo de Libra, leilão vencido agora há pouco pelo consórcio composto pela Petrobras (10%), Shell (20%), Total (20%), CNOOC (10%), e CNPC (10%), muitas carreiras ligadas a esta área devem despontar no mercado brasileiro nos próximos anos, diz ele. "Sobretudo as empresas chinesas (CNOOC e CNPC) vão entrar sem estrutura no país, então vão precisar estruturar a parte de operações, esta em maior volume, e de negócios também", diz Mase. De acordo com ele, quem tem experiência em pré-sal e conhece a região de exploração vai sair na frente.
"Temos que pensar que, do momento da licitação até o primeiro barril extraído de óleo, passam  de 6 a 10 anos, o que dá tempo para o Brasil formar profissionais", diz Bruno Stefani, gerente da divisão de óleo e gás da Michael Page.
Segundo a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis), Magda Chambriard, o setor de Petróleo vai investir seis vezes mais que o setor automotivo no Brasil na próxima década.
Foram consultados dois especialistas em recrutamento no setor de óleo e gás para saber quais serão os profissionais mais requisitados pelo setor em cada uma das fases da cadeia de produção.

Nenhum comentário: