quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, confirmam a instalação do curso de Medicina no campus da cidade de Bacabal

Em convênio com a UFMA, projeto prevê a abertura de 40 vagas a partir de 2015.
 
 
Foi confirmada ontem, durante reunião entre o senador João Alberto de Sousa (PMDB), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, a instalação do curso de Medicina no campus da cidade de Bacabal. A previsão é de que em 2015 40 vagas sejam disponibilizadas.
O senador João Alberto anunciou a instalação de trêscursos superiores no campus da UFMA em Bacabal. Após reunião com Aloizio Mercadante, o senador disse que foi garantida pelo auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) a instalação, em 2014, dos cursos de Enfermagem e Nutrição.
"Começará por esses dois cursos. Uma nova oportunidade de carreira no campus de Bacabal", afirmou o senador.
Para 2015, Aloizio Mercadante garantiu que o campus do município receberá o curso de Medicina, com 40 vagas. O ministro aprovou o projeto da UFMA que mostra a viabilidade de o campus receber esse tipo de curso.
No ano seguinte, ainda de acordo com João Alberto, o número de vagas oferecidas deverão dobrar chegando a 80.
"O diferencial no curso de Medicina em Bacabal será o direcionamento da metade das vagas para os alunos da rede pública de ensino. É inclusão social dando oportunidade para que todos possam estudar e se tornar um médico", disse João Alberto.
Com a implantação em 2015 do curso de Medicina em Bacabal, a UFMA passará a ter quatro campi com esse curso. Existem atualmente sendo oferecidas vagas no curso de Medicina em São Luís e Imperatriz. Em 2014, esse curso passará a funcionar no campus de Pinheiro.
Na semana passada, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) fiscalizou as unidades básicas de saúde no município, os hospitais de urgência, emergência e materno-infantil e o hospital que está em construção, com cem leitos para verificar se as adequações foram feitas para que a estrutura municipal atenda as necessidades dos estudantes durante o curso.
Também foi realizada uma visita à construção do prédio do curso de Medicina. Pelo projeto, a obra contemplará laboratórios, salas de aula, setor administrativo, auditório, dentre outras unidades.

Mais


As garantias de implantação dos cursos da Ufma em Bacabal foram dadas pelo próprio ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Os procedimentos já estão encaminhados em torno de análise de estrutura para implantação de prédios, corpo docente e administrativo e vagas.

Nenhum comentário: