segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Laudo aponta apenas cinco pontos de interdição nas praias da capital

Poluição está nas fozes dos rios Calhau, Pimenta, Jaguarema, Claro e Olho de Porco.

 
Segundo os laudos de balneabilidade das praias de São Luís, apenas cinco pontos da orla continuam interditados por causa dos níveis de poluição: as fozes dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco. Os laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que apontam esses resultados, correspondem ao período de quatro semanas seguidas de 8 de setembro a 7 deste mês.
Nos últimos laudos emitidos, a água do mar apresentou uma melhora significativa em sua qualidade. Enquanto em abril do ano passado grande parte das praias de São Luís estava imprópria para o banho, agora apenas as fozes dos rios continuam interditadas.
Para fazer a avaliação da água, foi utilizado um indicador microbiológico para identificar a quantidade de bactérias na água do mar. Foram coletadas amostras em 17 pontos da Ponta d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água, Praia do Meio e Araçagi. As amostragens que tiveram um nível superior de bactérias foram as das fozes dos rios que desembocam no mar, onde há o lançamento de esgoto in natura.
Segundo o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima, as principais causas para a poluição na orla são o lixo descartado, a ocupação desordenada no entorno das praias e o lançamento de esgoto. No total, 48% do esgoto de São Luís é coletado e apenas 10% dessa quantidade passa por tratamento. "Esse rio é um dos principais poluidores das praias de São Luís", destacou.
Com as praias liberadas para o banho, muitas pessoas voltaram a frequentar a orla. Na manhã de ontem, dezenas de banhistas aproveitavam o dia de descanso por causa do ponto facultativo do Dia do Professor, nas praias que ficam ao longo da Avenida Litorânea.
Segundo donos de bares e restaurantes da Avenida Litorânea, o movimento de clientes ainda não foi recuperado totalmente desde que quase todas as praias foram consideradas impróprias para o banho ainda no ano passado. Mas pelo menos o público dos fins de semana está aumentando.

Balneabilidade


Ponta d'Areia (3 pontos) - própria
São Marcos (2 pontos) - própria
Foz do Rio Calhau - interditado
Calhau (2 pontos) - própria
Foz do Rio Pimenta - interditado
Foz do Rio Claro - interditado
Olho d'Água (2 pontos) - própria
Foz do Rio Jaguarema - interditado
Praia do Meio (1 ponto) - própria
Araçagi (2 pontos) - própria
Foz do Rio Olho de Porco - interditado
 
 

Nenhum comentário: