terça-feira, 15 de outubro de 2013

Começa a montagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado iniciou a montagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013). Túneis em estrutura metálica de alumínio em geospace - sistema indicado para cobertura de grandes espaços em eventos que exijam design arrojado e atrativo - já podem ser vistos na área externa do São Luís Shopping, onde a semana será realizada no período de 21 a 26 deste mês. A coordenação do evento é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que é responsável pela programação científica.
Na área de 5 mil metros quadrados serão montados três túneis com cobertura em lona branca antichamas. Dois deles com 52 metros quadrados e um central com 61 metros quadrados; lounge de entrada e túneis auxiliares de 30mx15m, que vão abrigar os jogos e oficinas. A estrutura vai abrigar ainda o planetário, que tem sido grande sucesso de público nas edições anteriores do evento; quatro auditórios, espaço com palco para apresentações culturais, espaço para apresentação de pôsteres e 64 stands.

Semana - A abertura do evento será na segunda-feira (21), às 17h. As atividades da semana começam no dia 22 - das 8h até as 20h. O evento, aberto ao público, vai até sábado (26). Este ano a semana tem como tema Ciência, Saúde e Esporte. Uma das ações da SNCT será debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. O objetivo da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
São parceiros do governo na realização do evento instituições de ensino e pesquisa, universidades, professores e pesquisadores. São parceiros do evento o Louvre Magazine, a Embrapa, SBPC, Ifma, Uema, UFMA, Ceuma, Faculdade Santa Terezinha, Instituto Florence, Undb, Sebrae, Senai, Eletronorte, Shopping São Luís, Corpo de Bombeiros, CLA, Icrim e as secretarias de estado de Segurança, Educação, Igualdade Racial, de Comunicação e da Cultura. Participam ainda do evento a Secretaria Municipal de Educação.

Atrações - Uma das novidades deste ano são os espaços de jogos virtuais e jogos de mesas, como tênis e futebol de mesa, e a exposição Semente Digital promovida pelo Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, sob coordenação do professor Márcio Carneiro. No projeto de Educação Patrimonial será mostrada, por meio de vídeos e fotos, a importância da preservação dos casarões históricos da cidade.
Outras atividades como visitas à subestação da Eletronorte, a Casa Solar do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (Senai/MA), a laboratórios das universidades, apresentação de tecnologias, minicursos, oficinas, exposições e palestras também fazem parte da programação oficial do evento. Além disso, cada expositor terá programação específica de atividades, que serão realizadas no próprio estande.

Mais


Todas as modalidades de participação são gratuitas e as escolas que desejarem agendar visita ao evento podem encaminhar email para o endereço ndc@fapema.brou snct@fapema.br. Mais informações pelos telefones 2109-1433 e 2109-1435.

Nenhum comentário: