Hildo Rocha inspecionou as obras da via, que tem 3,8 km de extensão, duas pistas divididas em faixas de rolamento.
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, inspecionou, sexta-feira, as obras da Avenida IV Centenário - empreendimento que compõe o PAC-Rio Anil - e garantiu que a via será entregue em dezembro, conforme meta estabelecida pela governadora Roseana Sarney.
A Avenida IV Centenário começa na interseção com a Avenida Camboa, estendendo-se até a dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. A via, com 3,8 quilômetros de extensão, tem duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia.
"As questões que dificultavam o avanço da obra estão superadas. Os operários agora trabalham firme. Dessa forma, a partir de dezembro a população de São Luís passará a contar com os benefícios dessa importante ação realizada pelo Governo do Maranhão", garantiu.
O PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.
O PAC-Rio Anil também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. No total, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde.
Urbanização - Hildo Rocha ressaltou que o Plano de Urbanização do PAC Rio Anil está em fase final de elaboração. O documento contém o diagnóstico das principais necessidades levantadas por meio de reuniões individuais e coletivas e entrevistas com lideranças dos bairros localizados no entorno do projeto.
Na primeira etapa do trabalho, técnicos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizaram levantamentos e os dados apurados foram discutidos em audiências públicas, nas comunidades, com a participação de representantes de diversas instituições governamentais, não governamentais e lideranças dos bairros beneficiados.
Por fim, uma equipe composta por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, especialistas em segurança pública e profissionais de outras áreas estão elaborando o documento final contendo as demandas apontadas pela população e a identificação das áreas disponíveis para a construção dos equipamentos urbanos (praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde), levando-se em conta o traçado da Avenida IV Centenário. O plano, também, definirá quais as demandas que serão priorizadas, considerando-se a disponibilidade orçamentária dos entes governamentais envolvidos no empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário