sábado, 12 de outubro de 2013

Avenida IV Centenário será entregue pelo governo em dezembro, afirma secretário

 
Hildo Rocha inspecionou as obras da via, que tem 3,8 km de extensão, duas pistas divididas em faixas de rolamento.
 
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, inspecionou, sexta-feira, as obras da Avenida IV Centenário - empreendimento que compõe o PAC-Rio Anil - e garantiu que a via será entregue em dezembro, conforme meta estabelecida pela governadora Roseana Sarney.
A Avenida IV Centenário começa na interseção com a Avenida Camboa, estendendo-se até a dos Franceses. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus. A via, com 3,8 quilômetros de extensão, tem duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia.
"As questões que dificultavam o avanço da obra estão superadas. Os operários agora trabalham firme. Dessa forma, a partir de dezembro a população de São Luís passará a contar com os benefícios dessa importante ação realizada pelo Governo do Maranhão", garantiu.
O PAC-Rio Anil abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas. O projeto prevê a construção de 2.720 unidades habitacionais, melhoria de 7.500 residências nos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira. Já foram entregues 520 unidades, beneficiando famílias que foram removidas das palafitas.
O PAC-Rio Anil também envolve o trabalho de regularização fundiária nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Vila Cristalina. No total, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias, uma média de 60 mil pessoas. O projeto prevê a construção de equipamentos urbanos como praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde.

Urbanização - Hildo Rocha ressaltou que o Plano de Urbanização do PAC Rio Anil está em fase final de elaboração. O documento contém o diagnóstico das principais necessidades levantadas por meio de reuniões individuais e coletivas e entrevistas com lideranças dos bairros localizados no entorno do projeto.
Na primeira etapa do trabalho, técnicos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizaram levantamentos e os dados apurados foram discutidos em audiências públicas, nas comunidades, com a participação de representantes de diversas instituições governamentais, não governamentais e lideranças dos bairros beneficiados.
Por fim, uma equipe composta por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, especialistas em segurança pública e profissionais de outras áreas estão elaborando o documento final contendo as demandas apontadas pela população e a identificação das áreas disponíveis para a construção dos equipamentos urbanos (praças, quadras esportivas, creches, postos policiais e de saúde), levando-se em conta o traçado da Avenida IV Centenário. O plano, também, definirá quais as demandas que serão priorizadas, considerando-se a disponibilidade orçamentária dos entes governamentais envolvidos no empreendimento.

Nenhum comentário: