sábado, 12 de outubro de 2013

ANP diz que 22 empresas demonstraram interesse pela 12ª rodada de licitação

 
Prazo para manifestação de interesse no leilão, que inclui áreas da Bacia do Parnaíba, no Maranhão, terminou ontem; ANP considerou número satisfatório
 
São Paulo - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebeu até a noite de quinta-feira, 10, a manifestação de 22 empresas em participar da 12ª rodada de licitações da agência, que ocorrerá em novembro. A rodada ofertará áreas de exploração e produção de gás natural em terra. De acordo com a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, o número é satisfatório. O prazo para manifestar interesse se encerrou ontem.
Para Magda, o número atende a expectativas da agência, tendo como base o leilão anterior, quando cerca da metade das 64 empresas interessadas se qualificou para as áreas em terra. "Estamos falando de um número esperado para participar da 12ª Rodada de quase a metade (do número da 11ª Rodada). Se já temos 22, estamos na ordem de grandeza esperada", divulgou Magda Chambriard.
A 12ª rodada está marcada para os dias 28 e 29 de novembro. Inclui 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural em sete bacias sedimentares, nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná e São Paulo. Serão ofertados 110 blocos em áreas de novas fronteiras nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba e 130 blocos nas bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas, totalizando 168.348 km².
Do total, 110 deles estão nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba, abrangendo 164.477,76 km² de áreas consideradas como "novas fronteiras tecnológicas e do conhecimento". O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) explica que o objetivo, nesses casos, é "atrair investimentos para regiões ainda pouco conhecidas geologicamente ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, possibilitando o surgimento de novas bacias produtoras de gás natural e de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais".
Os demais 130 blocos ficam nas bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas, somam 3.870,66 km² e serão licitados com o objetivo de possibilitar a continuidade da exploração nessas áreas.

Nenhum comentário: