sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Revitalização da Escadaria Catarina Mina com flores

 

Uma iniciativa louvável começa a ser posta em prática para revitalizar o Centro Histórico de São Luis. Trata-se do Projeto Florescer, desenvolvido inicialmente por Poliene Schalcher, Sergio Santos Barbosa, Gilberto Lago e Fafá Lago.
Projeto visa colocar flores nas escadarias e becos do Centro Histórico.
Projeto visa colocar flores nas escadarias e becos do Centro Histórico.
De imediato, o projeto visa fazer intervenções nas ruas, becos e escadarias da Praia Grande com a colocação de jarros com flores nos logradouros. Um dos objetivos é mudar o cenário de sujeira e odor predominantes no Centro Histórico.
A primeira intervenção será realizada na escadaria Catarina Mina. O projeto está em andamento com adesão de várias entidades, moradores e empresários. “E que as sacadas se preparem para as flores!”, sugerem os organizadores.
Escadaria da Catarina Mina será colorida e aromatizada com flores.
Escadaria da Catarina Mina será colorida e aromatizada com flores.
Flores nas escadarias e becos
A meta é envolver e incentivar a participação de todos os moradores, lojistas, usuários e a comunidade na colocação de jarros nas escadarias e nas sacadas, embelezando um dos cartões postais de São Luís.
“Nosso Centro Histórico, patrimônio cultural da humanidade, encontra-se em estado de abandono. Muita sujeira, odor e pouco conservado. Pretendemos reverter esse quadro com atitudes e ideias simples que possam transformar o local, tornando-o mais bonito e agradável para quem nele mora, quem dele precise e quem ele visite”, diz o texto do projeto.
Pais da Criança em visita a Escadaria Catarina Mina.
Pais da Criança em visita a Escadaria Catarina Mina.
Menos odor, mais aroma
A princípio as flores serão colocadas nas escadarias. “Vamos levar à população a reflexão e conscientização sobre a importância do exercício da cidadania e responsabilidade com a sua cidade, o seu patrimônio, a sua rua, a sua calçada, a sua porta, o seu jarrinho de flor e a sua contribuição para a beleza da cidade”, explicam os idealizadores.
O envolvimento da comunidade é fundamental, através da adoção e cuidados com jarros e plantas nas portas das casas e dos estabelecimentos comerciais. Além do plantio, serão realizadas oficinas de reciclagem e reutilização de material como garrafas pets, latas, caixotes etc.
Fonte: Extraído do Blogue do professor Ed Wilson
Foto: Fafá Lago

Nenhum comentário: