Ana Carolina Prado
Revista Superintessante
A maioria das pessoas provavelmente tem consciência de que a audição vai se deteriorando com o tempo, certo? Mas costumamos abstrair isso e continuamos ouvindo música alta, parando ao lado das caixas de som de shows para sentir mais ~~emoção~~ etc. Então vale a pergunta: a sua audição equivale à de uma pessoa de quantos anos? Será que possíveis excessos já estão fazendo diferença?
Dá para descobrir isso com um teste bem simples feito pelo canal do YouTube AsapSCIENCE. O vídeo (em inglês) traz uma série de sons de diferentes frequências que dependem, para serem ouvidos, de pequenas células ciliadas localizadas dentro do ouvido. Quanto maior a frequência, mais agudos eles são – e mais difíceis de serem detectados também. É por isso que, à medida que ficamos velhos, temos mais dificuldade de ouvir conversas, já que vozes humanas são sons mais agudos.
Se consegue ouvir todos os sons do vídeo, você tem a audição de um bebê – então parabéns. Se não conseguiu, nada de desespero. Perder um pouco da sua capacidade auditiva é normal e às vezes decorre de fatores que podem ser revertidos.
Mas façam o teste e depois me contem: quantos anos têm seus ouvidos? Os meus já têm mais de 30. :/
Link de matéria antigona da SUPER para saber mais:- Hábitos que fazem mal ao ouvido
(Via Mashable)
Nenhum comentário:
Postar um comentário