sexta-feira, 9 de agosto de 2013

São Luís ao som do jazz e blues

 
Quinta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival movimenta hoje e amanhã a Praça Maria Aragão; evento chega à capital depois de ter sido sucesso.
 
Depois do sucesso em Barreirinhas, chega a São Luís a quinta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, evento que reunirá, hoje e amanhã, na Praça Maria Aragão (Centro), grandes nomes dos gêneros musicais. Além da programação de shows e apresentações, serão realizadas oficinas e ações culturais na capital.
Hoje, se apresentam,às 21h, Jr. Mouríz & Edy Trombone e logo depois o grupo Delicatessen. O músico Leo Gandelman encerrará a primeira noite do festival. Amanhã as atrações sãoCecília Leite e banda, Ari Borger e quarteto e a vencedora do programa The Voice Brasil 2012, Ellen Oléria, além da Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman.
A exemplo dos anos anteriores, a quinta edição do Lençóis Jazz e Blues ocorreu primeiro em Barreirinhas. Em São Luís, sobem ao palco para abrir a versão local os músicos Jr. Mouríz & Edy Trombone. Mouríz é maranhense radicado em São Paulo e antes de adotar esse nome era conhecido como Jr. Gaiato. Integrou por anos a banda do cantor e compositor Seu Jorge com o qual gravou América Brasil - o Disco, vencedor do Grammy Latino 2008 como Melhor Álbum de MPB.
O maranhense tocou em grandes festivais e palcos do Brasil, Portugal, Espanha, Irlanda e Inglaterra. Atualmente, trabalha com produções em música eletrônica e atua no show Live P.A, no qual improvisacom o violino e gaita em uma linguagem que une a beleza tradicional dos instrumentos a novos recursos eletrônicos.
Hoje à noite, o maranhense vai dividir o palco com Edy Trombone. Integrante da banda de samba-rock Os Opalas, o músico é arranjador.

Delicatessen -Em seguida é a vez do grupo Delicatessen fazer seu som ecoar pela Praça Maria Aragão. O grupo nasceu em 2006 e faz a fusão do jazz com a bossa nova. Arranjos inspirados, riqueza instrumental e harmônica que perpassam pela música brasileira e jazz são características do Delicatessen cujo disco de estreia, Jazz + Bossa, foi destaqueda da música independente brasileira, com mais de 20 mil cópias vendidas, sendo 4 mil cópias da edição japonesa.
O repertório do segundo CD, My Baby Just Cares For Me, incluiu canções como My Melancholy Baby, composta em 1911, Be CarefullIt’s My Heart e Why Don’t You Do Right, e novidades como Mickey, da cantora de jazz canadense Diane Nalini. Como no primeiro CD, apresentou composições dos produtores do grupo, Beto Callage e Carlos Badia. São elas: Amores Musicais e Delicatessen, além de Única Canção, gravada especialmente para a edição japonesa.
O Delicatessen venceu o Prêmio da Música Brasileira com o segundo disco, na categoria Melhor Disco em Língua Estrangeira, e o Prêmio Açorianos de Música, nas categorias Jazz Melhor Disco, Jazz Melhor Intérprete, Jazz Melhor Instrumentista e Jazz Melhor Compositor.
Quem termina a primeira noite do evento na Maria Aragão é o saxofonista Leo Gandelman. Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, Leo Gandelmantem o reconhecimento do público jovem e pop e também dos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.
No repertório, sucessos que o consagraram e também músicas do seu novo CD/DVD, VipVop. Trata-se de um trabalho autoral com composições inéditas do artista em parceria com David Feldman, pianista e parceiro em produções. A ideia inicial do trabalho era levar uma visão pessoal de uma época importante para a música brasileira, as décadas de 1950 e 1960.
O CD, embora tenha sido gravado em estúdio tem a descontração do “ao vivo”. Já o DVD, foi gravado durante uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói (RJ), contendo a mesma sequencia musical e também um makingoff.

Sábado - A maranhense Cecília Leite vai abrir a segunda noite do evento, seguida por Ari Borger e quarteto. Ela apresentará o pocket show Paris, Bossa`n Jazz. “O show foi preparado especialmente para o evento e tem direção musical de Jayr Torres”, diz a artista.
Quem também se apresenta na segunda noite do evento é a Ellen Oléria. A cantora foi vencedora do programa The Voice Brasil realizado ano passado pela TV Globo. Ela começou cantando em coros de igreja por influência dos pais. Iniciou a carreira aos 16 anos e depois formou-se em artes cênicas pela UnB.
Com uma voz marcante, Oléria mistura bossa nova, funk, hip-hop, MPB, samba e soul em letras e melodias próprias. Ele abriu e participou dos shows de artistas como Lenine, Moska, Chico César, Ney Matogrosso, Margareth Menezes e Milton Nascimento, entre outros. Atualmente a cantora está produzindo seu segundo disco, e o DVD Peça ao vivo. Amanhã,também se apresentam a Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman.

Mais


Em São Luís, a exemplo de Barreinhas, também estão sendo oferecidas as oficinas musicais como parte da programação do festival. As aulas ocorrerão na Escola de Música Lilah Lisboa (Praia Grande). Ontem houve a Oficina de Gaita e Violino ministrada por Jr. Mouriz.
Hoje, das 9h às 11h, também na Escola de Música Lilah Lisboa, será realizada a Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Alternativos, ministrada por Ricardo Passos. As oficinas são destinadas a estudantes da rede estadual de ensino selecionados pela Secretaria de Estado da Educação.
O Lençóis Jazz e Blues Festival tem o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio daLei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Tem ainda os apoios das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, Sistema Mirante, Fiema, Sebrae, Sesc, Potiguar,Centro Elétrico e Tory Brindes. A realização é de Tutuca Viana Produções.

Serviço


• O quê
Lençóis Jazz e Blues Festival
• Quando
Hoje e amanhã em São Luís
• Onde
Praça Maria Aragão (Centro)
• Entrada gratuita

Nenhum comentário: