quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Primeira união homoafetiva é realizada no Maranhão

Armando Sousa Filho e Ruber Paulo Marques

 
Flora Dolores/O Estado
 
Casal formaliza união.
 
O primeiro casamento homoafetivo no Estado após aprovação de resolução do CNJ.
 
Imirante, com informações da TV Mirante

 
SÃO LUÍS – A união homoafetiva já é uma realidade no Maranhão. Armando Sousa Filho, 29 anos, e Ruber Paulo Marques, 32 anos, oficializaram a união nesta terça-feira (6), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Juntos há cinco meses, o casal acredita na intensidade do sentimento.
Embora nenhum dos dois seja maranhense - Armando é mineiro, e Ruber de Goiás, mas vive há 10 anos no Estado -, eles escolheram São Luís como lugar para dizer “sim” um ao outro. Este é o primeiro casamento homoafetivo no Maranhão após a aprovação da resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A resolução diz que "é vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo". Além disso, de acordo com o documento, "a recusa prevista no artigo 1º implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".
Antes da resolução do CNJ, outra união homoafetiva já foi realizada na cidade de Bacabal, em novembro de 2012. O estudante Júlio Pereira, 38 anos, e o lavrador Gilmar Silva Berroto, 42, formalizaram a união no salão do Júri do Fórum de Justiça do município.

Nenhum comentário: