sábado, 27 de julho de 2013

Santo Amaro: um tesouro abrigado no Parque dos Lençóis Maranhenses

Município é o novo point dos amantes do ecoturismo e tem grande atrativo: o maior deserto de areia e dunas do país.




Santo Amaro do Maranhão - Distante 212km de São Luís, Santo Amaro do Maranhão é o mais novo destino para o ecoturismo do Brasil. O município que faz parte do Polo Lençóis, situado no litoral oriental, tem um complexo de dunas e lagoas ainda pouco conhecido.
Nesse mesmo cenário exuberante, grandes produções foram feitas na região, a exemplo da novela Da Cor do Pecado e do longa-metragem Casa de Areia, destacando o local como um grande atrativo, principalmente para visitantes estrangeiros, especialmente italianos e franceses.
Potencialmente turística, Santo Amaro, que este ano completou, no mês de junho, 17 anos de emancipação política, pode até não ter alcançado a maior idade, mas carrega responsabilidade de gente grande.
Guardiã de uma das principais entradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é a partir de Santo Amaro que o visitante pode optar em gastar apenas 25 minutos para chegar ao maior “deserto” do país com pelo menos 156.584 hectares de dunas e lagoas.
Além das lagoas da Gaivota, Sonda, Emendadas e Reflexo, responsáveis pela promoção do município, o visitante também poderá conhecer a mais nova descoberta do local, a Lagoa da Andorinha.

Andorinha - O novo atrativo só começou a ser divulgado em 2012, na temporada de escassez de chuvas, que deixou as principais lagoas quase secas. Com características de extensão elevada e profunda, a Lagoa da Andorinha chama a atenção não apenas pelo formato que lembra a ave, mas também pela agradável temperatura que oferece.
Para quem opera comercialmente os atrativos naturais da região, a trégua no período chuvoso deste ano colaborou para que as demais lagoas voltassem a oferecer lazer aos visitantes.
"Este ano, o inverno foi menos rigoroso e tivemos um volume maior de água que conseguiu melhorar o nível das demais lagoas, o que para nós é importante porque preserva e divide o fluxo de turistas em nossos atrativos", avalia o Secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Augusto.

Mais


Para ter acesso a Santo Amaro, o visitante precisa pegar um ônibus que liga São Luís ao povoado Sangue. A partir desse ponto, são mais 33 quilômetros que são feitos em veículo traçado até as águas do Rio Alegre, portal de Santo Amaro. A viagem de São Luís a Santo Amaro do Maranhão via terrestre custa cerca de R$50,00 (já com a troca de veículo). O visitante precisa de uma Toyota 4x4 jardineira devidamente credenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com guia local. Caso o veículo não esteja credenciado e com guia de turismo da região a bordo, os infratores serão multados em R$530,00.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quais as empresas que fazem este passeios para para lá ?