sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dilma é convidada a inaugurar projetos bilionários da Vale

 

Um dos negócios é a subsidiária VLI, que administra a Ferrovia Norte Sul e as cargas de grãos agrícolas no porto em São Luís.

 
BRASÍLIA - A presidente da República, Dilma Rousseff, vai participar do lançamento de dois projetos que envolvem investimentos bilionários da mineradora Vale. O convite foi feito ontem pelo presidente da empresa, Murilo Ferreira, durante audiência no Palácio do Planalto. Ele informou que o evento com a participação da presidente deve ocorrer dentro de 60 dias.
Um dos empreendimentos é o ingresso de novos acionistas na Valor da Logística Integrada (VLI), subsidiária logística da Vale, que deve investir em melhorias de portos e ferrovias no país. Um dos trechos liga o interior de Minas Gerais ao Porto de Santos, que, segundo Ferreira, terá o tamanho multiplicado por sete.
"Esperamos ver desaparecer filas de caminhões e o acúmulo na safra brasileira", declarou.
Outro segmento da VLI sai de Anápolis, em Goiás, e vai até a infraestrutura logística da empresa em São Luís.
No Maranhão, a VLI administra a Ferrovia Norte Sul e o Terminal Portuário de São Luís, que divide espaço com as operações de minério de ferro no Terminal Ponta da Madeira. Neste caso, a VLI realiza os embarques no chamado Píer II (que é o berço 105 do Porto do Itaqui).
Os três novos acionistas da VLI contribuirão com parte dos R$ 8,9 bilhões. De acordo com Ferreira, a disputa envolveu 26 atores do cenário econômico, e o resultado será definido pelo Conselho Administrativo da empresa no dia 31 de julho.A presidenta Dilma participará da cerimônia de homologação dos nomes, que também contará com a presença de acionistas estrangeiros.
Ferreira não adiantou o nome dos finalistas, mas disse que os postos foram disputados por investidores financeiros, fundos soberanos e investidores especializados em logística. "Foi um certame com disputa extraordinária", declarou o executivo.

Cobre - Outro negócio é o Projeto Salobo, para produção de cobre no Pará, com investimentos acima de R$ 4 bilhões.
Segundo o representante da Vale, o empreendimento visa a produzir 100 mil toneladas de cobre concentrado na primeira fase, e a empresa está investindo em uma expansão para mais 100 mil toneladas na segunda fase.
"É um montante significativo, e nós estamos entusiasmados porque cada vez mais se reduz a dependência brasileira do cobre", disse o executivo, ao sair da audiência no Planalto, que durou cerca de duas horas.
De acordo com o diretor da Vale, a presidente reconheceu a importância dos projetos da iniciativa privada para dar uma "resposta contundente" pelo desenvolvimento de um sistema portuário e ferroviário mais eficiente. "A logística no Brasil é uma oportunidade", analisou.
Ferreira disse que também dividiu preocupações com a presidente Dilma Rousseff sobre o cenário internacional.
"Muitas vezes ficamos presos ao que está sendo discutido no Brasil e há desafios enormes que estão sendo enfrentados mundo afora", ponderou.
Segundo o executivo, eles discutiram a situação política e econômica de países como os Estados Unidos e a China, além dos pertencentes ao bloco da União Europeia.

Nenhum comentário: