quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sim, existe rock na capital maranhense


Apresentação dos grupos Royal Dogs e Redbeer Club foi palco de uma cena que cresce cada vez mais na capital maranhense
 
Gustavo Sampaio
Do Imirante.com
 
O labirinto místico que envolve os estilos musicais presentes em São Luís não se resume, nem de longe, ao que é escancarado aos quatro cantos do país. Sim, temos tambor de crioula, temos um movimento reggae bem articulado e temos nossa Música Popular Maranhense. Mas, intrinsecamente envolto, está o rock, estilo musical que vem ganhando cada vez mais espaço na cena local, capitaneado, principalmente, por duas características bem expostas: o profissionalismo e a excelência em cima dos palcos. A segunda característica, portanto, foi um dos pontos altos do show do sábado (1°), no bar Veneto, na Lagoa da Jansen, comandado pelas bandas Royal Dogs e Redbeer Club.
Para quem não as conhece, vamos às apresentações. A banda Royal Dogs é um grupo de Sleaze Rock (termo utilizado para grupos que tocam Glam Metal com pegada Punk), criada no início deste ano, comandada por Felipe Hyily (no vocal e na guitarra), Mauro Sampaio (na guitarra), Emanuel Maia (no baixo) e André Junior (na bateria). Já o grupo Redbeer Club é uma banda de rock, com inspiração em grupos de diversos estilos, que vão do Heavy Metal ao Hard Rock. Com mais de três anos, e conhecida anteriormente por Hellride, a banda é formada por Victor "Bossal" (no vocal), Gabriel "Hiena" (na guitarra), Ítalo "Bolha" (na guitarra), Marcelo Rocha (no baixo) e Raul Campos (na bateria).

Show – Um gole de vida. Talvez esta tenha sido a reação imediata já nos primeiros segundos da apresentação, que iniciou com a banda Royal Dogs. Não desperdiçando na sonoridade punk, com canções rápidas e enérgicas, conquistou o público, indo além da presença de palco e das boas versões ao vivo de canções já conhecidas pelos fãs na internet, como Lesbianeasy Loverboy e On Spree Of A Gang, além de versões impecáveis para hits de bandas que devem inspirar o grupo, como Next 2 U, do grupo Buckcherry (a segunda canção do show).
Ao longo de um pouco mais de 10 canções, o grupo, que conta com poucos meses de estrada, explicou ao vivo um estilo em que eles próprios parecem dominar. Com destaque para a performance de Felipe Hyily, que soube manejar o repertório musical do grupo com seus traquejos vocais.
Em seguida, foi a vez da paulada roqueira da Redbeer Club incendiar o local. Com a desenvoltura necessária, Victor "Bossal" fez a verve roqueira do grupo ser sentida já nos primeiros versos de Born To Be Wild, da banda canadense Steppenwolf. Em seguida, versões além do correto exigido em bandas covers, com as impactantes Undertow, da Mr. Big, Miles Away, da Winger e a excelente Beat To Bullet, do Danger Danger. Porém, convém citar as autorais Just Rock'n Roll, Misty Highway e One Night Stand, dignas de qualquer boa banda de rock.
Tal qual o show anterior, seriam pouco mais de 10 músicas, se não fosse a exigência do público em um bis que durou três músicas (com uma ótima versão de Tornado Of Souls, do Megadeth). A plateia, entretanto, foi justificada quando agradecida pelo frontman da Redbeer quando este bradou tanto o público quanto a cena rock na capital maranhense.
Em São Luís, com certeza tem Rock N Roll. E, aos poucos, os ludovicenses vão se dando conta disso. Ainda bem.

Nenhum comentário: