terça-feira, 11 de junho de 2013

OGX Maranhão é a segunda maior produtora de gás do país

A OGX perfurou seus primeiros poços exploratórios em busca de acumulações de gás natural na Bacia do Parnaíba, no ano de 2010 (Divulgação)
A OGX perfurou seus primeiros poços exploratórios em busca de acumulações de gás natural na Bacia do Parnaíba, no ano de 2010
Em pouco mais de dois anos de atuação na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão, empresa  formada pela OGX e pela MPX, já é a segunda maior operadora produzindo óleo/gás natural no Brasil, atrás apenas da Petrobras. Segundo edição de abril do Boletim de Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, divulgado em 1º de junho, o campo de Gavião Real (70% OGX Maranhão e 30% Petra), primeiro a entrar em produção nesta bacia, é o maior campo privado de produção de gás onshore do país e o sexto maior, considerando também os campos da Petrobras.

Com uma produção atual de cerca de 4,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia (mês de maio), a OGX Maranhão é responsável por cerca de 5,5% produzido no país, sendo o Maranhão o 8º estado produtor. O campo de Gavião Real está em plena curva de crescimento da produção de gás, com 16 poços produtores perfurados e completados e 9 conectados à Unidade de Tratamento de Gás, para atender à demanda dos quatro turbo geradores em operação na UTE Parnaíba I, de 676 MW de capacidade instalada total, que corresponde à primeira fase do Complexo Termelétrico da MPX e da Petra Energia, em Santo Antônio dos Lopes, no interior do Maranhão.

O projeto de produção de gás na Bacia do Parnaíba integrado à geração de energia é pioneiro e contribui para a segurança energética do Brasil. Anteriormente considerada uma bacia de alto risco, hoje o sucesso da OGX e MPX na Bacia do Parnaíba promove também a continuidade da campanha exploratória, com três campos já declarados comerciais: Gavião Real, Gavião Azul, e Gavião Branco, além de contar com mais três acumulações recém-descobertas em fase de avaliação: Fazenda Chicote (Trizidela do Vale), Fazenda Santa Isabel (Lima Campos) e São Raimundo (Bernardo do Mearim).

Na 11º rodada de licitações da ANP, ocorrida no dia 14 maio, a OGX adquiriu mais quatro blocos na Bacia do Parnaíba, nos estados do Maranhão (PN-T- 113 e PN-T- 114) e Piauí (PN-T- 168 e PN-T- 153), comprovando o interesse da companhia e o potencial da região para produção de gás.

Nenhum comentário: