terça-feira, 18 de junho de 2013

Oficialização do Dia Nacional do Tambor de Crioula-Patrimônio Imaterial do Brasil acontece hoje

Para celebrar o tambor de crioula

Oficialização do Dia Nacional do Tambor de Crioula-Patrimônio Imaterial do Brasil acontece hoje, às 15h, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
 
O Dia Nacional do Tambor de Crioula – Patrimônio Imaterial do Brasil será oficializado hoje, às 15h, em solenidade no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Praia Grande), onde será lançado o projeto de Salvaguarda do Tambor de Crioula, seguido de roda de tambor na Praça Valdelino Cécio.
Antes da solenidade, a festa terá início às 7h, na Praça Deodoro e Panteon, onde grupos de tambor farão apresentações. A programação é do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.
O projeto de Salvaguarda do Tambor de Crioula, a partir de agora, irá para a etapa prática, com ações voltadas para o fortalecimento dessa manifestação cultural, registrada como patrimônio cultural do Brasil.
“As ações na prática terão início a partir do mês que vem, quando iniciaremos os encontros de grupos de tambor de crioula, que acontecerão mensalmente em diferentes áreas da cidade, como, por exemplo, na área Itaqui-Bacanga e nos bairros Coroadinho e Liberdade”, disse Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.
Sebastião Cardoso disse que a intenção é fortalecer a união dos grupos e como incentivo aos jovens serão ministradas oficinas de toque e dança, tanto no Centro de Cultura Negra (enquanto a Casa do Tambor de Crioula não é inaugurada em um prédio que está sendo restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Rua da Estrela) como nas comunidades.
“O fomento à prática cultural será um dos principais benefícios, uma vez que o projeto contempla uma série de atividades de promoção e transmissão de saberes que garantirão a continuidade dessa prática”, complementou Cardoso.
O diretor esclareceu que as ações propostas para a salvaguarda do Tambor de Crioula, a serem desenvolvidas em período de um ano, estão agrupadas em quatro eixos: preservação dos modos de fazer o tambor de crioula, capacitação de quem faz o tambor de crioula, socialização e valorização dos conhecimentos associados ao tambor de crioula e registro material da forma de expressão.
“A distribuição das ações em eixos visa a uma concentração de esforços em um foco principal, não impedindo que haja uma inter-relação das atividades quando se fizerem necessárias, ainda que não estejam planejadas para acontecerem como parte de determinado eixo”, frisou.

Oficinas – As oficinas serão realizadas para incentivar as crianças e jovens adolescentes para a compreensão da relevância dessa manifestação cultural. Atualmente, grande parte dos grupos e algumas instituições vinculadas a projetos culturais promovem oficinas para orientar e divulgar às novas gerações a tradição do tambor. Ao realizá-las, a transmissão de experiências, de técnicas coreográficas e musicais, bem como das práticas culturais será estimulada, contribuindo para a preservação do legado essencial dessa forma de expressão.
O tambor de crioula, como legado cultural de origem africana, é praticado majoritariamente por descendentes de africanos no Maranhão. A realização do minicurso de cultura negra terá o objetivo de fornecer informações aos praticantes do tambor de crioula sobre sua história e sua cultura para promover uma ação na área da educação patrimonial.
A prática do tambor será contextualizada e será desenvolvida uma ação de salvaguarda na medida em que serão repassados aos praticantes os sentidos da manifestação, a partir da história e do estudo da cultura negra.
Uma demanda persistente entre os brincantes é a falta de condições ou apoio para gravação de CDs e outras modalidades de registros audiovisuais das apresentações realizadas por seus grupos. São poucos os CDs gravados, a maioria esgotada, e sem previsão de relançamento no mercado.

Serviço


• O quê
Oficialização do Dia Nacional do Tambor de Crioula

• Quando
Hoje, às 15h

• Onde
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Praia Grande)

• Entrada franca

Nenhum comentário: