domingo, 16 de junho de 2013

São João do Maranhão terá grande estrutura e vasta programação


Organizada pelo Governo do Estado, que este ano tem como tema “Ritmo, Cultura e Emoção”, será aberta oficialmente nesta quinta-feira (20).

O São João do Maranhão, festa organizada pelo Governo do Estado, que este ano tem como tema Ritmo, Cultura e Emoção, será aberto oficialmente na quinta-feira (20), no Arraial da Lagoa, se estendendo até dia 30, Dia de São Marçal. Além da vasta programação cultural, uma grande estrutura de palco, som, luz, segurança e de serviços de saúde foi montada no espaço, já consagrado, para garantir a diversão de maranhenses e turistas.
O Arraial da Lagoa, espaço que foi palco de grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, como os Shows dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano, tem uma área de 10 mil m², onde se apresentarão cerca de 80 atrações, entre grupos de bumba meu boi (de diversos sotaques), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além de shows de artistas nacionais e locais. Para garantir o sucesso da festa, a exemplo dos outros eventos, foram firmadas parcerias com órgãos e instituições, como a Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Blitz Urbana e São Luís Convention & Bureau.
Para garantir a segurança da população nos 11 dias de festejos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) contará com a atuação intensiva das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros no entorno do Arraial da Lagoa da Jansen e nos demais espaços de festejos juninos na cidade.
Na área de saúde, o Hospital de Campanha será instalado no Arraial da Lagoa para garantir atendimento médico ao público e brincantes dos grupos folclóricos sempre que for necessário. Técnicos da Vigilância Sanitária Estadual também estarão presentes acompanhando a qualidade dos alimentos que serão comercializados no local.

Atrações - Além do Arraial da Lagoa, o Governo do Estado oferecerá uma vasta programação em São Luís com apresentações em vários Vivas, no Centro Histórico, no Ceprama e apoiará festas juninas de cidades do interior. Serão mais de 2 mil apresentações em uma mistura de ritmos de atrações nacionais e locais.
Durante os 11 dias de festa, haverá apresentações das 19h às 2h. A programação na Lagoa da Jansen terá artistas e grupos, como Waldonys, Papete, Mano Borges, Betto Pereira, Banda do Barrica, Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Bumbauê, Nando Cordel, Falamansa e Geraldo Azevedo.
Os outros arraiais do São João do Maranhão na capital terão início no fim de semana, com exceção do Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira em que a programação começou desde o dia 1º deste mês e segue até o dia 30. Os demais arraiais terminam no dia 29, Dia de São Pedro.

Vendedores lucram no período junino


Com o início da temporada de apresentações juninas, também teve início a maratona de trabalho para barraqueiros e vendedores ambulantes. Enquanto algumas pessoas deixam os empregos temporariamente para trabalhar nas noites de festa, outras aproveitam as férias para vender comidas típicas e bebidas e garantir uma renda extra.
É o caso do funcionário público federal Faustenêr Santos (58). Há 28 anos, ele utiliza o período de férias do emprego para montar uma barraca no Arraial da Vila Embratel, na Praça das Sete Palmeiras. Neste ano, ele irá trabalhar no local cerca de 40 dias e espera lucrar aproximadamente R$ 5 mil apenas com a venda de cervejas. Além de cervejas, o funcionário público também está vendendo refrigerantes e aperitivos. “Ainda está sem brincadeiras aqui, mas o movimento já é bom. Sempre nas minhas férias, que caem no mês de junho, fico aqui na barraca o dia todo e só vou em casa para almoçar. Até durmo aqui para poder vigiar a mercadoria”, contou Faustenêr Santos.
A cozinheira Jane Maria Serrão Vale deixou o restaurante temporariamente para trabalhar no Arraial da Praça Maria Aragão. Além dos tradicionais pratos típicos maranhenses, a barraca Mãe Catirina oferece galinha caipira e acarajé. Ela contou que expectativa para as festas deste ano são grandes e a diversão e o lucro do período compensarão o cansaço de trabalhar por 15 noites no arraial. “Mesmo trabalhando, estamos participando do São João. O cansaço de trabalhar das 18h até 2h compensa porque é uma festa que nós gostamos muito. Quando já está mais para o final do arraial e falamos em cansaço, já estamos nos preparando para começar tudo de novo”, afirmou a cozinheira.

Taxa de ocupação em hotéis é de apenas 50%


Mesmo com a abertura oficial das festas juninas na capital, o mercado hoteleiro ainda não está aquecido para o período. Para alguns proprietários, o fato de as programações oficiais terem sido encurtadas e só iniciarem quase na segunda quinzena de junho foi uma das causas para a baixa ocupação.
No Praia Mar Hotel, cerca de metade dos 122 apartamentos do hotel estão ocupados atualmente. Segundo o encarregado de reservas Rômulo Pachêco, a quantidade de hóspedes que o hotel tem recebido está menor em relação aos anos anteriores e o número de quartos ocupados deve variar em torno de 60% em uma perspectiva positiva. No Brisa Mar Hotel, a ocupação para este mês também deve ser baixa chegando a 55%.
De acordo com o presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, é preciso que se desenvolva uma estrutura que envolva diversos setores de promoção, organização e logística para atrair os turistas que costumam ir a destinos como Campina Grande nos períodos juninos. “É preciso que se crie um espaço voltado para atender a essa demanda e isso irá acontecer à medida que se estabeleça um diálogo com papéis definidos para uma festa tão grandiosa como essa”, argumentou Nan Souza.
Diferentemente de outros estabelecimentos, a Pousada Portas da Amazônia, localizada no Centro, está lotada. De acordo com o proprietário, Alessandro Bruge, o trabalho de divulgação em outros estados colaborou para a ocupação dos 45 quartos neste período.
Arraial das Mercês
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) também terá uma programação variada neste São João. Nos dias 19 e 26 deste mês, a comunidade do Desterro e adjacências poderá participar do Arraial das Mercês, a partir das 17h, na sede da fundação, no Convento das Mercês.
No primeiro dia da programação, quarta-feira (19), se apresentam o Tambor de Crioula de Apolônio, seguido pelo Boi Lendas e Magias do Centro Histórico, formado essencialmente por moradores da região central de São Luís. O Boi Novilho Branco promete levar a riqueza das indumentárias das índias e vaqueiros para a abertura do Arraial das Mercês.
Já no dia 26, a festa conta com o Grupo Piaçaba, que faz um passeio pelas tradicionais manifestações folclóricas do Maranhão. Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Dança Portuguesa e Quadrilha também se apresentam na última noite. Quem encerra a programação do arraial é o Bumba Meu Boi Mocidade Axixaense. Além disso, no local haverá espaço para venda de comidas típicas do período junino.

Um comentário:

Neide disse...

O São João do Maranhão precisa de mais divulgação. O Governo gasta dinheiro com tanto coisa, nem todas prioritárias, porque não gastar com a divulgação do folclore maranhense em rede nacional? Na rede Globo, por exemplo, que só sabe mostrar as mazelas do nosso Estado. Mesmo assim parabéns Maranhão e maranhenses que continuam lutando para manter forte a nossa cultura. Obrigada.