domingo, 21 de abril de 2013

Produção de gás natural na Bacia do Parnaíba é aposta da agência

 
Bacia terá a oferta de 20 blocos no leilão da ANP, sendo seis em áreas maranhenses.

Outra aposta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nessa 11ª Rodada de Licitações, é na bacia terrestre de Parnaíba, que terá a oferta de 20 blocos, dos quais seis serão em áreas maranhenses. O bônus de assinatura mínimo para os blocos incluídos na licitação varia de R$ 1 milhão a R$ 1,7 milhão.
A presidente da ANP, Magda Chambriard, disse que a Bacia do Parnaíba, que abrange uma área de quase 700 mil km², maior até do que alguns países da Europa, se revela como um grande sucesso na produção de gás natural. "Hoje, a bacia produz 3,5 milhões de m³/dia de gás, uma coisa inimaginável há seis anos, quando a ANP colocou blocos na Nona Rodada e ninguém acreditava na possibilidade de se produzir hidrocarbonetos", frisou Chambriard. "A agência estava certa, felizmente, para o Maranhão e para o país", complementou.
Na previsão de Magda Chambriard, novos campos médios de gás natural deverão ser descobertos na Bacia do Parnaíba, a partir da exploração dos blocos que estão sendo ofertados na11ª Rodada de Licitações, o que pode fazer do Maranhão um grande supridor do produto no país.
O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, disse não ter dúvida de que, pelo potencial para a exploração de petróleo e gás, esta bacia e as do Pará-Maranhão e Barreirinhas serão as de maior interesse na 11ª Rodada de Licitações. "Temos acompanhado todo o processo dessa rodada da ANP e visto o interesse de empresas nacionais e internacionais em investir na exploração de petróleo e gás no Maranhão", ressaltou.
Ricardo Guterres afirmou que essa iniciativa da ANP em realizar rodadas de licitações se integra à política do Governo do Estado de atrair investimentos para o Maranhão, especialmente na área de petróleo e gás.

Mais


- Classificada como nova fronteira, a Bacia do Parnaíba tem área distribuída pelos estados do Maranhão (a maior parte), Piauí, Tocantins e pequena parte pelo Pará, Ceará e Bahia.

Números


700 mil km² é a área total da Bacia do Parnaíba, que abrange seis estados do Nordeste
3,5 Milhões de m³/dia de gás natural são produzidos hoje na Bacia do Parnaíba

Nenhum comentário: